fbpx
Lidando com o medo de “ficar de fora” – FOMO (Fear of Missing Out)
2 de dezembro de 2021
0

Se atenção plena gira em torno da ideia de estar presente no aqui e agora com consciência gentil e aberta, FOMO (Fear of Missing Out, em Inglês, também conhecido como medo de perder ou ficar de fora) é baseado no comportamento exatamente oposto: um sentimento de desejo de estar em outro lugar, ou uma sensação de que poderíamos ser mais felizes se estivéssemos fazendo algo mais, com a exclusão do momento presente.

Embora o FOMO certamente não seja exclusivo do mundo da mídia social, é onde esse sentimento espinhoso tende a correr solto. Por mais úteis que essas plataformas possam ser, elas também têm um talento especial para nos mostrar tudo e onde não estivermos: pode levar apenas alguns segundos de rolagem para descobrir que um amigo está de férias, outro está com um amigo em comum, e um terceiro acaba de ser promovido. De repente, uma noite que parecia tranquila apenas um momento atrás pode agora parecer inadequada. É fácil para a mente ficar presa neste sulco alimentado por FOMO, mas também é possível encontrar maneiras de escapar disso.

Principais conclusões:

  • FOMO pode afetar negativamente nossa saúde mental e física
  • Práticas simples e hábitos diários podem aumentar a conscientização e reduzir os efeitos colaterais do FOMO
  • A meditação pode ajudá-lo a lidar com o FOMO

Reconhecendo FOMO

No início, FOMO pode parecer sinônimo de inveja: Eu gostaria de também estar de férias em uma ilha tropical agora; Também gostaria de ser convidado para a festa da qual meu amigo vai. Mas com o tempo, esses pensamentos podem começar a se assemelhar a algo mais próximo de ansiedade: Eu ficaria mais feliz se estivesse fazendo o que essa pessoa está fazendo atualmente? Não parece que estou tendo tanto sucesso profissional quanto meus amigos, o que estou fazendo de errado?

Essa progressão de padrão de pensamento não é apenas comum. Pesquisadores descobriram que o FOMO pode ser um catalisador para problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Outro estudo descobriram que estudantes universitários que relataram mais FOMO também relataram mais sintomas físicos negativos (dores de cabeça, falta de ar, dor de garganta, dor no peito, etc.) e diminuição da atenção consciente. Pesquisas anteriores relacionaram o FOMO com motivação pessoal mais fraca, performance acadêmica, e relações interpessoais.

Portanto, o medo de perder pode começar como um sentimento experimentado apenas ao navegar pelas redes sociais, mas pode rapidamente se tornar algo que também afeta a vida offline. Felizmente, existem práticas e hábitos diários que podem ajudar a reduzir o FOMO e seus efeitos colaterais.

Como reduzir o FOMO usando meditação

O FOMO tem a capacidade de nos tirar do momento presente e de nos tornar menos atentos. Nossa mente vagueia, muito preocupada com onde mais gostaríamos de estar, em vez de estar ocupada com o que estamos fazendo ou com quem estamos. Mas podemos evitar que isso aconteça, tornando-nos mais atentos.

Tornamo-nos mais conscientes treinando a mente para estar mais presente e menos distraída, e podemos fazer isso por meio da prática da meditação. Em outras palavras, estamos nos ensinando a nos concentrar no que estamos experimentando atualmente e no que poderíamos estar fazendo. Com a prática, aprendemos a liberar todos os pensamentos ruminantes, comparativos ou perturbadores tão frequentemente provocados pelas redes sociais. Aprendemos a ver como a mente pensante se comporta e entendemos que não temos que concordar com ela – em vez disso, podemos escolher permanecer presentes. Algo tão simples e direto como meditação pode ser uma forma gentil de trazer mais atenção plena ao dia.

Como gerenciar a atenção com o tempo gasto nas redes sociais

A meditação é um excelente primeiro passo para ajudar a conter o FOMO, mas para realmente reduzir esse sentimento tanto quanto possível, também é importante abordar como interagimos com seu principal motivador: a mídia social.

Sem surpresa, pesquisadores encontraram uma correlação significativa entre os sentimentos de FOMO e o tempo gasto nas redes sociais. Na verdade, limitar nosso uso de mídia social pode levar a uma melhoria significativa em nosso bem-estar, de acordo com um Estudo de 2018. Os participantes desse estudo que limitaram o tempo nas redes sociais a aproximadamente 30 minutos por dia experimentaram uma diminuição notável nos sentimentos de solidão e depressão ao longo de 3 semanas. E todos os participantes – mesmo aqueles que não limitaram o tempo gasto nos aplicativos – mostraram diminuições significativas no FOMO e na ansiedade durante esse tempo, sugerindo que aumentou Auto-monitoramento pode ser uma ferramenta benéfica (e uma que todos nós temos disponível para nós).

Durante os momentos em que estamos ativamente envolvidos com a mídia social, o cofundador do Headspace e ex-monge budista Andy Puddicombe oferece alguns conselhos que podem ser úteis para ter em mente:

“Algo que nos ensinaram no mosteiro era sempre parar um momento para fazer uma pausa antes de começar qualquer atividade. A ideia era estar atento, não apenas da ação, mas também da intenção por trás da ação. Por exemplo, antes de comer, podemos fazer uma pausa e perceber se comemos porque estamos com fome ou porque estamos entediados. Esta se tornou uma ferramenta incrivelmente útil e algo tão útil e relevante fora do mosteiro, não importa o que estejamos prestes a fazer ”.

A próxima vez que conseguirmos sentir que estamos à beira de uma farra na mídia social, vamos considerar fazer uma pausa para perceber a sensação. O que está nos motivando a nos conectar? Quais histórias ou medos podem estar alimentando os pensamentos que vêm à tona conforme avançamos? À medida que praticamos este processo, estamos basicamente treinando a mente em consciência, habilidade que pode nos ajudar a identificar quando é hora de fechar os aplicativos para preservar nossa saúde mental.

Mudanças para lidar com FOMO

Procurando por mais meditações para facilitar o FOMO e ajudar a permanecer no momento presente? 

Para facilitar, aqui estão algumas mudanças simples e práticas, mas importantes, que podem te ajudar a focar mais no aqui e agora. 

  • Diminua o consumo de Redes Sociais – Como já discutimos, redes sociais em excesso podem ser fonte de Ansiedade, portanto diminua e controle a utilização. Não necessário parar de usar totalmente, apenas restrinja os horários e a quantidade. Existem aplicativos hoje que ajudam o usuário a controlar o uso das redes sociais. O próprio sistema da Apple (IOS) informa o a quantidade de horas gasta com redes sociais. Defina horários para utilizar e use com moderação;
  • Estabeleça Rotinas – Com as mudanças, muitos perderam suas rotinas. Estabelecer novas rotinas, como horários fixos para acordar e dormir, horário de trabalho (início e principalmente o fim, pois é importante saber a hora de parar) podem ajudar a diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Se for difícil para você, comece do simples e vá inserindo coisas aos poucos. Não esqueça de separar um tempo para descansar e se distrair, mesmo que isso signifique não fazer nada. Isso também é importante para a saúde mental.
  • Reencontre seus prazeres – Conectar-se com antigos (ou novos) prazeres ou hobbies como pintar, tocar um instrumento, ler bons livros, jogar, enfim… a lista é enorme. Apenas lembre-se de fazer algo que lhe traga prazer, e quando estiver fazendo, aproveite o momento… não perca seu tempo postando nas redes sociais. Se não estiver sobrando tempo tudo bem, faça quando puder. 
  • Valorize as pequenas coisas – Todos já ouvimos de alguma forma a “importância das pequenas coisas”, dos detalhes do nosso dia a dia, porém neste momento vale o reforço aproveite os pequenos prazeres do seu dia, um café recém passado pela manhã, um banho quente, o conforto da sua cama, uma refeição simples ou a companhia de uma pessoa especial. Olhar para estas pequenas coisas vai te ajudar a valorizar mais o momento, viver a vida. 

As mídia sociais se tornaram uma parte integrante da vida cotidiana e pode não parecer viável cancelar totalmente os acessos a elas – e, honestamente, pode não querer. Mas se nosso tempo online está causando FOMO, é possível obter mais controle sobre a maneira como esses aplicativos nos fazem sentir. Se e quando emoções negativas começarem a surgir, podemos usar a atenção plena para fazer uma pausa, observar e direcionar conscientemente a atenção de volta ao presente.

Artigo adaptado da headspace.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.