fbpx

O que é Terapia de Renascimento?

Você já deve ter se perguntado sobre o que é o renascimento, não é verdade? Também conhecido como Rebirthing, ele nada mais é que uma técnica de respiração conectada e trabalha vários pontos da vida. É um processo de purificação emocional e espiritual.

Basicamente, consiste em respirar com uma técnica chamada de respiração circular ou respiração holotrópica® durante um tempo prolongado, de forma a mudar bio-fisicamente o funcionamento corporal e cerebral.

O Renascimento é fundir a inspiração e a expiração para experienciar a plenitude no corpo físico. Vivenciar novamente o nascimento só é necessário quando ele está inibindo o mecanismo da respiração. Normalmente, a inibição da respiração foi implantada na consciência individual durante a primeira respiração.

Então, o renascimento libera as experiências traumáticas do nascimento e da primeira infância. Sua aplicação faz com que o praticante possa entrar em contato com os traumas, momentos de estresse e dores que possa enfrentar em decorrência do passado, e assim, liberar do sistema nervoso central uma contenção energética que o prejudica.

Qual é a importância do renascimento?

O ritmo acelerado no qual as pessoas se movimentam faz com que se produzam ações e comportamentos de modo automático. As reflexões, a relação com os pensamentos e, principalmente, a respiração estão em um processo tão acelerado que é quase impossível ter a consciência do que acontece.

O modo como respiram também diz muito sobre como as pessoas se sentem. Se estão tensas, por exemplo, a respiração se torna mais acelerada e quando está mais lenta, significa muito mais clareza das soluções.

Diante disso, saber o que é o renascimento ajuda a ampliar a consciência do que está acontecendo dentro de si mesmo e proporcionar um aumento da capacidade de sentimentos, da busca por novos conhecimentos e do desenvolvimento de pensamentos criativos.

O Renascimento é o ato simples de fundir a inspiração e a expiração para viver a experiência de plenitude da energia divina no corpo físico. Inclusive, vivenciá-lo só é necessário quando o mecanismo respiratório é inibido, normalmente por meio da consciência individual durante a primeira respiração. Nesse momento, pode acontecer a liberação de tudo o que está guardado por meio de choro, riso, voz, sons e movimentos corporais.

Além de ativar e liberar o estresse armazenado, a dor e o trauma emocional em vários estágios, esse processo cria total espaço para a vivacidade, a saúde, o amor, a harmonia, a alegria e os relacionamentos saudáveis. Não é demais? Inclusive, essa técnica não é a única a utilizar a respiração para o controle do estado mental: o próprio yoga se beneficia dessa condição.

Como essa técnica surgiu?

A respiração circular é usada há muito tempo nas esferas religiosas, principalmente na Yoga e nas religiões Indianas. No ocidente, na década de 70, o psiquiatra Stanislav Grof, que pesquisava estados alterados de consciência e o norte-americano Leonard Orr, paralelamente, desenvolveram e ampliaram esta técnica terapêutica no mundo contemporâneo, com pesquisa cientifica e controle. Seu método se espalhou juntamente com a moda hippie em todo o mundo e conquistou muitos adeptos. Apesar de sua difusão, o alerta é para que seja feita somente com o acompanhamento de um profissional habilitado.

Renascimento

Como ela funciona?

Como já dito, o renascimento é desenvolvido e aplicado individualmente pelo terapeuta, para que a pessoa se sinta seguro e confortável durante a sessão. Caso contrário, pode trazer descontrole emocional e aumentar as tensões. Sua principal linha de ação é a suave e profunda conexão entre expiração e inspiração, também chamada de respiração conectada ou circular.

Ela propicia uma oportunidade de acesso aos traumas e os sentimentos mais tristes que a pessoa possa ter sentido nas primeiras fases da vida. Isso faz com que ela encontre paz e serenidade, para lidar com alguns problemas mentais e físicos do presente. Além disso, quanto mais pudermos vivenciar cada emoção ou sensação proporcionadas pelo renascimento, mais conseguiremos atravessá-las de maneira consciente e limpar todo nosso padrão energético.

Com o ambiente devidamente seguro e organizado, o praticante deverá se deitar em algum lugar confortável, relaxar e adotar a respiração livre e focada.

Qual é a sua duração?

Para resultados efetivos, as sessões devem durar por volta de uma a duas horas e terminam naturalmente.

O processo geral, por sua vez, varia de pessoa, justamente por não ter um tempo fixo de duração. Mesmo assim, é muito importante que sejam realizadas, pelo menos, 10 sessões, com intervalo mínimo de uma semana entre elas.

Além disso, a pessoa poderá praticar os conceitos aprendidos pelo resto da vida, já que no dia-a-dia sempre aparecem emoções e situações que podem ser enfrentadas, liberadas e limpas com a ajuda desse processo natural. Isso tudo faz com que o renascimento não seja um processo estático e com prazo determinado de duração.

Quais são os seus principais benefícios?

Agora que você já sabe o que o renascimento, é hora de conhecer alguns benefícios que essa técnica tão incrível proporciona aos seus praticantes. Confira quais são os principais:

  • confiança;
  • alívio;
  • rejuvenescimento;
  • felicidade plena;
  • motivação;
  • bem-estar;
  • diminuição de estresse, medos e ansiedade;
  • vivacidade e alegria em viver;
  • percepção;
  • meditação;
  • abertura emocional para relacionamentos saudáveis;
  • relaxamento profundo;
  • leveza;
  • superação de traumas;
  • bom humor;
  • delicadeza;
  • energia e disposição para a vida;
  • pensamentos criativos e sadios;
  • aumento da autoestima;
  • compreensão de fatos passados;
  • paz interior.

Esses resultados são tão intensos porque esse método trabalha diretamente no núcleo dessas questões, inconscientemente e pela elaboração consciente. Além disso, o renascimento revigora a capacidade respiratória e repõe a energia vital, capacitando a tomada de decisões conscientes e motivando as ações em função do prazer e da felicidade. Justamente por não ter contraindicação, esse processo se dirige a todos que queiram experimentar expansão, percepção, prazer e bem-estar.

Agora que você já sabe o que é o renascimento, é importante ressaltar que o principal papel do terapeuta nesse método é estar presente e conectado com o que acontece com seu cliente, dando segurança e confiança para que tudo transcorra normalmente. Afinal, conseguir equilibrar sentimentos e lembranças pode ser muito difícil para algumas pessoas, então, nada melhor que o auxílio de um profissional para executá-lo e com isso, ter mais qualidade de vida e alcançar a felicidade.

Quer conhecer mais sobre Elias Minasi? Clique aqui!

Quer agendar uma consulta ou falar com o Terapeuta Elias?

Entre em contato comigo, através do Chat de contato ou pelo formulário abaixo ou pela minha página no Facebook.  Se desejar, pode me enviar um SMS ou uma mensagem em WhatsApp no número (42) 9.9941.44-88.

As sessões são atendidas no Centro Integrado Ananda, na Av. Balduino Taques, 1.750, órfãs, Ponta Grossa – PR com horário agendado.