fbpx
A ‘arte perdida’ da respiração pode afetar o sono e a resiliência
29 de maio de 2020
0

Os seres humanos normalmente respiram cerca de 25.000 respirações por dia – muitas vezes sem pensar duas vezes. Mas a pandemia do COVID-19 colocou um novo foco nas doenças respiratórias e nas respirações que tantas vezes tomamos como garantidas.

O jornalista James Nestor se interessou pelo sistema respiratório anos atrás, depois que seu médico recomendou que ele fizesse uma aula de respiração para ajudar na pneumonia e bronquite recorrente.

Enquanto pesquisava a ciência e a cultura da respiração para seu novo livro, Respiração: A Nova Ciência de uma Arte Perdida, Nestor participou de um estudo em que seu nariz ficou completamente tapado por 10 dias, forçando-o a respirar apenas pela boca. Não foi uma experiência agradável.

“Passei de roncar alguns minutos por noite para, em três dias, roncar quatro horas por noite”, diz ele sobre a respiração forçada na boca. “Eu desenvolvi apneia do sono. Meus níveis de estresse estavam fora dos gráficos. Meu sistema nervoso estava uma bagunça. … eu me senti horrível.”

Respiração
Respiração – a nova ciência de uma arte esquecida

Nestor diz que os pesquisadores com quem conversou recomendam reservar um tempo para “ouvir-se conscientemente e sentir como a respiração está afetando você”. Ele observa que respirações “lentas e baixas” pelo nariz podem ajudar a aliviar o estresse e reduzir a pressão sanguínea.

“É assim que seu corpo quer respirar”, diz Nestor. “Reduz a carga do coração se respirarmos adequadamente e se realmente engatarmos o diafragma”.


Destaques da entrevista

Por que respirar pelo nariz é melhor do que respirar pela boca

O nariz filtra, aquece e trata o ar puro. A maioria de nós sabe disso. Mas muitos de nós não percebemos – pelo menos eu não percebi – como [a inalação pelo nariz] pode desencadear diferentes hormônios a inundar nossos corpos, como pode diminuir nossa pressão arterial … como monitora a freqüência cardíaca … até ajuda a guardar memórias. Portanto, é este órgão incrível que … orquestra inúmeras funções em nosso corpo para nos manter equilibrados.

Sobre como o nariz tem tecido erétil

O nariz está mais intimamente ligado aos nossos órgãos genitais do que qualquer outro órgão. Está coberto no mesmo tecido. Portanto, quando uma área é estimulada, o nariz também é estimulado. Algumas pessoas têm uma conexão muito estreita, onde são estimuladas nas regiões do sul, e começam a espirrar incontrolavelmente. E essa condição é comum o suficiente para que recebesse um nome chamado rinite de lua de mel.

Outra coisa realmente fascinante é que o tecido erétil pulsará por si próprio. Portanto, ele fechará uma narina e permitirá a respiração através da outra narina, então essa outra narina se fechará e permitirá a respiração. Nossos corpos fazem isso por conta própria. …

Muitas pessoas que estudaram isso acreditam que é assim que nosso corpo mantém o equilíbrio, porque quando respiramos pela narina direita, a circulação acelera [e] o corpo fica mais quente, os níveis de cortisol aumentam, a pressão arterial aumenta. Então, respirar pela esquerda nos relaxará mais. Então a pressão sanguínea diminui, diminui a temperatura, esfria o corpo, reduz a ansiedade também. Então nossos corpos estão fazendo isso naturalmente. E quando respiramos pela boca, estamos negando ao corpo a capacidade de fazer isso.

Sobre como a respiração afeta a ansiedade

Conversei com um neuropsicólogo … e ele me explicou que pessoas com ansiedades ou outras condições baseadas no medo normalmente respiram demais. Então, o que acontece quando você respira tanto é que você está constantemente se colocando em um estado de estresse. Então você está estimulando esse lado simpático do sistema nervoso. E a maneira de mudar isso é respirar profundamente. Porque se você pensar bem, se estiver estressado [e pensando] que um tigre virá buscá-lo, [ou] você será atropelado por um carro, [você] respira, respira, respira tanto como você puder. Mas respirando devagar, isso está associado a uma resposta de relaxamento. Assim, o diafragma diminui, você permite que mais ar entre nos pulmões e seu corpo mude imediatamente para um estado relaxado.

Por que a expiração ajuda a relaxar

Porque a expiração é uma resposta parassimpática. Agora, você pode colocar a mão sobre o coração. Se você inspirar muito devagar, sentirá seu coração acelerar. Ao expirar, você deve sentir seu coração desacelerar. A expiração relaxa o corpo. E algo mais acontece quando respiramos profundamente assim. O diafragma diminui quando respiramos, e isso suga um monte de sangue – uma enorme profusão de sangue – na cavidade torácica. Ao expirarmos, esse sangue volta a sair pelo corpo.

Sobre o problema de respirar superficialmente

Você pode pensar em respirar como se estivesse em um barco, certo? Então você pode dar um monte de pancadas curtas e muito curtas e vai chegar aonde quer ir. Vai demorar um pouco, mas você chegará lá. Ou você pode fazer alguns movimentos muito fluidos e longos e chegar lá com muito mais eficiência. … Você quer facilitar o ar para o seu corpo, especialmente se esse é um ato que estamos fazendo 25.000 vezes por dia. Assim, apenas estendendo essas inspirações e expirações, movendo esse diafragma para cima e para baixo um pouco mais, você pode ter um efeito profundo na pressão arterial, no estado mental.

Sobre como os mergulhadores livres expandem sua capacidade pulmonar para prender a respiração por vários minutos

O recorde mundial é de 12 minutos e meio. … Muitos mergulhadores prendem a respiração por oito minutos, sete minutos, o que ainda é incrível para mim. Quando vi isso pela primeira vez, isso foi há vários anos, fui enviado para um trabalho de reportagem para escrever sobre uma competição de mergulho livre. Você vê essa pessoa na superfície respirar uma vez ali e desaparecer completamente no oceano, voltar cinco ou seis minutos depois. … Disseram-nos que o que temos, o que nascemos, é o que teremos pelo resto de nossas vidas, especialmente no que diz respeito aos órgãos. Mas podemos absolutamente afetar nossa capacidade pulmonar. Portanto, alguns desses mergulhadores têm uma capacidade pulmonar de 14 litros, o dobro do tamanho de um homem adulto [típico]. Eles não nasceram assim. …

Publicada no website NPR – Sam Briger e Joel Wolfram produziram e editaram esta entrevista para transmissão. Bridget Bentz, Molly Seavy-Nesper e Deborah Franklin adaptaram-na para a Web.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.