fbpx
Seu intestino sente mais que seu cérebro
5 de novembro de 2018
0

Seu trato gastrointestinal é considerado um dos ecossistemas microbianos mais complexos do planeta, e sua influência é tal que muitas vezes é referido como o “segundo cérebro”.

Sua microbioma intestinal é composta por cerca de 100 trilhões de bactérias, fungos, vírus e outros microorganismos, e os avanços científicos têm feito isso bastante claro que esses organismos desempenham um papel significativo na sua saúde física e mental.

Na verdade, seu corpo é composto de mais bactérias e outros microorganismos do que as mesmas células, e uma pessoa tem mais DNA bacteriano do que o DNA humano.

Em meu artigo de 2015 , o Dr. David Perlmutter examina a importância da saúde intestinal, múltiplas conexões e semelhanças entre o intestino e cérebro, em adição para o papel que o intestino desempenha na saúde e no desenvolvimento de doenças auto-imunes e neurológicas.

A saúde mental está relacionada com a saúde intestinal

Na verdade, a conexão entre o intestino e a saúde mental parece ser tão poderosa que eles propuseram que, algum dia, os probióticos podem substituir os medicamentos antidepressivos .

De acordo com um artigo publicado na edição de junho de 2013 da revista Biological Psychiatry , 1 os autores sugerem que mesmo problemas de saúde mental sérios e crônicos – incluindo transtorno de estresse pós-traumático – poderiam ser resolvidos com certos probióticos.

Duas estirpes, Lactobacillus helveticus e Bifdobacterium longum, demonstraram ter uma influência calmante, em parte regulando os hormônios do estresse. Outros podem manifestar efeitos semelhantes, embora sejam necessárias mais pesquisas para identificá-los.

Além disso, por meio de ressonância magnética, o Dr. Emeran Mayer, professor de medicina e psiquiatria da Universidade da Califórnia, comparou a estrutura física do cérebro de milhares de voluntários, procurando conexões entre a estrutura cerebral e os tipos de bactérias. eles encontraram em seus intestinos.

Até agora, ele encontrou diferenças na maneira como certas regiões cerebrais estão conectadas, dependendo da espécie bacteriana dominante. Conforme relatado no site da rede de rádio NPR: 2

” Isso sugere que a mistura específica de bactérias no intestino pode ajudar a determinar que tipo de cérebro nós temos, como nossos circuitos cerebrais se desenvolvem e estão conectados .”

Onde seu segundo cérebro está localizado?

images

Segundo o documentário, o intestino humano tem 200 milhões de neurônios: o equivalente ao cérebro de um gato ou cachorro. E se um animal for considerado inteligente, seus intestinos serão igualmente inteligentes. Além disso, o intestino hospeda quase 100 trilhões de microrganismos, que influenciam de tudo, desde o funcionamento biológico ao emocional.

O cérebro superior é onde reside o sistema nervoso central, enquanto o intestino abriga o sistema nervoso entérico. Os dois sistemas nervosos, o sistema nervoso central do cérebro e o sistema nervoso entérico do intestino, estão em constante comunicação, conectados através do nervo pneumogástrico ou do nervo vago.

Seu nervo vago é o décimo nervo craniano, considerado o mais longo do corpo, estendendo-se do pescoço ao abdômen; 3 também possui a mais ampla distribuição de fibras sensoriais e motoras.

Além disso, seu cérebro e seu intestino usam os mesmos neurotransmissores para se comunicar, um dos quais é a serotonina, um neuroquímico relacionado ao controle do humor. No entanto, a mensagem que a serotonina envia muda dependendo do contexto de seu ambiente.

No cérebro, a serotonina sinaliza e produz um estado de bem-estar. No intestino, onde são produzidos 95% da serotonina, estabelece o ritmo do trânsito digestivo e atua como um regulador do sistema imunológico.

O engraçado é que a serotonina intestinal atua não só no trato digestivo, mas também liberado na corrente sanguínea e atua no cérebro, particularmente o hipotálamo, que está envolvido na regulação emoções.

Embora saibamos que o cérebro e o intestino se comunicam através do nervo vago, recentemente pesquisadores observaram que a serotonina intestinal regula as emoções de uma maneira muito mais complexa do que se pensava anteriormente. Emoções podem influenciar seu intestino e vice-versa.

O que acontece quando há uma disfunção no eixo cérebro-intestino?

a-incrivel-conexao-cerebro-intestinoOs pesquisadores conseguiram analisar melhor a influência dos intestinos nas emoções quando estudam pessoas com síndrome do intestino irritável (IBS, por sua sigla em inglês), que afeta 1 em cada 10 pessoas e é caracterizada por dificuldades digestivas. dor abdominal grave, apesar do fato de que nenhuma disfunção orgânica pode ser detectada no sistema digestivo.

Uma teoria afirma que a síndrome do intestino irritável é causada por uma disfunção no fluxo de informação entre o trato gastrointestinal e o cérebro. Mas o que poderia causar esses problemas de comunicação? Uma teoria é que o problema é gerado na parede intestinal e que o SII resulta de “uma comunicação disfuncional entre a superfície da mucosa e os nervos intestinais”.

A pesquisa mostra que em pacientes com IBS, nervos intestinais são muito mais ativos do que em pessoas saudáveis, o que levou os pesquisadores a especular que a dor que os pacientes com manifesto IBS é causada por um sistema nervoso sensível.

Outros notaram que esta condição é freqüentemente causada por estresse ou trauma emocional. Para atenuar a hipervigilância do sistema nervoso, alguns pesquisadores usaram a hipnose para ajudar a aliviar a dor dos pacientes que sofrem desta doença.

Embora o cérebro continue recebendo o mesmo tipo de sinais de dor intestinal, a hipnose pode dessensibilizar levemente o cérebro; Assim, a dor que antes era intolerável agora pode ser tolerável. Imagens cerebrais confirmaram a eficácia da hipnose, que mostra que a hipnose regula negativamente a ativação de centros de dor cerebral.

Da mesma forma, Dr. Zhi-yun Bo -practicante de Medicina Tradicional Chinesa, com especialização em acupuntura abdominal- 4 tem sido capaz de tratar uma grande variedade de doenças, tanto física como mental, de dor aguda para doença crônica e depressão, fazendo perfure em certas áreas abdominais.

O intestino pode ser a área onde o subconsciente se origina

intestino-mau-humor-1.jpg

Outra idéia intrigante é que, de fato, o intestino pode ser a causa, ou pelo menos uma parte da mente subconsciente. O intestino pode enviar sinais, aos quais o cérebro responde, mesmo que esses sinais nunca se tornem conscientes.

Sua capacidade de gerar pensamentos felizes, sentir-se emocionalmente animado e resistir à depressão está intimamente relacionada às mensagens químicas transmitidas por seu intestino. A serotonina liberada durante o sono também mostrou influenciar os sonhos.

As notáveis ​​semelhanças entre o intestino e o cérebro, tanto estrutural quanto funcionalmente, também levaram os cientistas a considerar a possibilidade de que os dois órgãos possam compartilhar doenças. Por exemplo, a doença de Parkinson 5 , que é uma doença neurológica degenerativa, pode, na verdade, originar-se no intestino.

Então, a doença de Parkinson é um distúrbio intestinal?

A doença de Parkinson afeta quase meio milhão de pessoas nos Estados Unidos. 6 Segundo pesquisas recentes, 7 publicadas na revista Neurology , essa condição poderia começar no intestino e ser transportada para o cérebro através do nervo vago.

Os participantes no estudo tinham anteriormente tinha uma secção do nervo vago, que é muitas vezes feito em pessoas com úlceras para diminuir a quantidade de secreção de ácido e reduzir a possibilidade de úlceras pépticas. 8

Através do registro nacional na Suécia, os pesquisadores compararam cerca de 10 mil pessoas que foram submetidas a uma vagotomia, contra registros de mais de 375 mil que não haviam sido submetidos à cirurgia.

Embora os pesquisadores não tenham encontrado uma diferença no número total de pessoas que desenvolveram a doença de Parkinson entre os grupos, depois de aprofundar o assunto descobriram algo interessante.

As pessoas que tiveram uma vagotomia de tronco – na qual o tronco nervoso é completamente seccionado – em vez de uma vagotomia seletiva, tiveram um risco 40% menor de desenvolver a doença de Parkinson.

Os cientistas adaptaram-no com base em fatores externos, como diabetes , artrite, doença pulmonar obstrutiva e outras condições. Segundo o autor do estudo Bojing Liu, do Karolinska Institutet, na Suécia: 9

” Esses resultados fornecem evidências preliminares de que o mal de Parkinson pode ter origem no intestino.” Outra evidência para essa hipótese é que as pessoas com essa doença frequentemente apresentam problemas gastrointestinais – como constipação – que podem ter começado décadas antes de se desenvolverem. a condição

Além disso, outros estudos mostraram que pessoas que podem desenvolver esta doença mais tarde, têm uma proteína que é pensada para desempenhar um papel fundamental na doença de Parkinson nos intestinos . “

Acúmulo de proteína relacionada ao mal de Parkinson pode se originar no intestino

De fato, mais e mais pesquisas sugerem que poderíamos estar errados durante todo esse tempo sobre a doença de Parkinson.

Como Liu mencionou, há outras evidências convincentes que sugerem que essa condição pode ter origem intestinal. De fato, a pesquisa publicada em 2016 encontrou uma ligação funcional entre bactérias intestinais específicas e o início da doença de Parkinson. 10 , 11 , 12

Em resumo, as substâncias químicas específicas produzidas por certas bactérias intestinais podem aumentar o acúmulo de proteínas cerebrais relacionadas à doença. Mais importante, as proteínas que estão realmente envolvidas na doença parecem ser transportadas do intestino para o cérebro.

Uma vez agrupada no cérebro, essa proteína, chamada alfa-sinucleína, forma fibras que danificam os nervos do cérebro, o que pode causar os tremores característicos e problemas de movimento que os pacientes com doença de Parkinson têm.

Na verdade, os pesquisadores acreditam que as bactérias intestinais que produzem alfa-sinucleína não apenas regulam, mas são necessárias para que os sintomas do mal de Parkinson se manifestem.

A ligação é tão intrigante que eles sugerem que a melhor estratégia de tratamento pode ser tratar o intestino – em vez do cérebro – por meio de probióticos específicos e não com medicamentos. Neste estudo, a alfa-sinucleína sintética foi injetada no estômago e nos intestinos dos camundongos.

Após sete dias, os grupos alfa-sinucleína foram observados no intestino dos animais. A aglomeração atingiu o pico após 21 dias. Até então, os grupos alfa-sinucleína também foram observados no nervo vago, que conecta o intestino ao cérebro. Conforme observado pelo site da revista Science News : 13

” Sessenta dias após as injecções, a proteína alfa-sinucleína tinha acumulado no mesencéfalo, uma região completa de células nervosas produtoras de dopamina o mensageiro químico. Estes são células nervosas que morrem em pessoas com desordem de Parkinson cérebro progressivo que afeta o movimento.

Depois de chegar ao cérebro, a proteína alfa-sinucleína se espalhou, em parte com a ajuda de células cerebrais chamadas astrócitos, de acordo com um segundo estudo. Experiências com células em placas de petri mostraram que os astrócitos podem armazenar e disseminar a proteína alfa-sinucleína entre as células … “

Com o tempo, à medida que esses grupos de proteínas da alfa-sinucleína começaram a migrar para o cérebro, os animais começaram a manifestar problemas de movimento semelhantes aos dos pacientes com Parkinson.

Achados como esses sugerem que, pelo menos em alguns pacientes, a doença pode se originar no intestino, e a constipação crônicapode ser um importante sinal de alerta precoce.

O mesmo tipo de lesões encontradas nos cérebros de doentes de Parkinson, também foram encontrados nos intestinos, o que gerou a percepção que um simples biópsia da parede intestinal pode ser um excelente meio para diagnosticar a doença.

Em outras palavras, olhando para o tecido intestinal, os cientistas poderiam obter uma imagem bastante clara do que acontece dentro do cérebro.

Atualmente, esses achados fizeram com que os pesquisadores se concentrassem em observar o possível papel do intestino em outras doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer e o autismo, além de distúrbios comportamentais.

O sistema imunológico do seu intestino

Além de digerir alimentos e permitir que o corpo para obter energia a partir de alimentos, que de outra forma seria indigesto, suas bactérias intestinais também podem ajudar a determinar o que é tóxico e saudável, e ter um papel-chave no sistema imunológico.

Como o documentário indica, o sistema imunológico exibe um comportamento baseado nas informações que recebe das bactérias intestinais.

Portanto, a exposição a uma ampla variedade de bactérias pode ajudar o sistema imunológico a permanecer alerta e otimizar sua função.

A colonização bacteriana começa no nascimento e quando a mãe ou a criança consome antibióticos, o parto é por cesariana, a mamada é mamadeira ao invés da amamentação e higiene excessiva são fatores que podem afetar a função imunológica da criança, desde que eles poderiam limitar sua exposição a bactérias benéficas.

Os pesquisadores também descobriram que os seres humanos podem ser divididos em três enterotypes 14 –three agrupamentos diferentes com base na composição do microbioma intestinal, e a diferença entre eles reside na sua capacidade de converter alimentos em energia. Os três grupos produzem vitaminas, mas em graus variados.

O curioso é que esses enterotipos não parecem estar relacionados à localização geográfica, nacionalidade, raça, sexo ou idade, e a razão precisa para o desenvolvimento desses enterotipos ainda é desconhecida; no entanto, a comida é um fator possível e provável.

No futuro, os pesquisadores esperam poder determinar como várias bactérias podem influenciar a saúde e a ocorrência de doenças. Os cientistas já identificaram bactérias que parecem predispor as pessoas a condições como obesidade , doença hepática, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Além disso, dados experimentais demonstram que diferentes tipos de determinantes microbiomes intestinais podem ter efeitos comportamentais, para prejudicar ou beneficiar, e verificou-se que os probióticos podem reduzir a reactividade emocional, reduzir os efeitos do stress.

Uma das estratégias mais importantes para prevenir doenças é otimizar seu microbioma intestinal

De fato, todas essas informações devem mostrar que otimizar o microbioma intestinal é de vital importância para uma boa saúde e bem-estar mental; Assim, o repovoamento do intestino com bactérias benéficas é essencial para manter um equilíbrio adequado, uma vez que as bactérias benéficas podem ajudar a manter bactérias e fungos patogênicos sob controle; impedindo-os de assumir o controle.

Em geral, a maneira mais fácil, eficaz e acessível de causar um impacto significativo no seu microbioma intestinal é comendo alimentos tradicionalmente fermentados e cultivados .

Opções saudáveis ​​incluem lassi (uma bebida indiana feita de iogurte, que geralmente é consumida antes do jantar); kefir (que é leite orgânico e fermentado de animais alimentados com pasto); natto (que é soja fermentada); e várias fermentações de picles de repolhos, nabos, beringelas, pepinos, cebolas, abóboras e cenouras.

Embora eu não seja muito favorável a tomar muitos suplementos (já que acredito que a maioria de seus nutrientes deve vir de alimentos), os probióticos são a exceção – no caso de você não consumir alimentos fermentados regularmente. Além disso, é importante evitar alimentos que possam alterar ou destruir seu microbioma, o que inclui:

  • Antibióticos, a menos que sejam absolutamente necessários (e quando você usá-los, certifique-se de repovoar seu intestino com alimentos fermentados ou um suplemento de probióticos)
  • A carne de animais criados de forma convencional e outros produtos de origem animal, como animais CAFO são geralmente alimentados com doses baixas de antibióticos, em adição a ou transgénico tratado com grãos de glifosato como o glifosato foi também envolvido na destruição de microbioma intestinal
  • Alimentos processados ​​(porque o excesso de açúcar alimenta bactérias patogênicas)
  • Água clorada ou fluorada
  • Sabão e produtos antibacterianos contendo triclosan

Pelo Dr. Mercola

Publicado originalmente em Mercola.com. Tradução livre.