fbpx
Mecanismos de defesa no Eneagrama
16 de março de 2023
0

Quando você está em uma situação incerta ou abaixo do ideal, como você reage? Você fica frustrado e na defensiva ou retraído e isolado? Talvez você negue totalmente suas emoções e dê desculpas por seu comportamento. Ou talvez você não tenha certeza de sua reação, com a qual não estaria sozinho – a maioria desses mecanismos de defesa vive profundamente em nosso subconsciente. 

As pessoas usam mecanismos de defesa como forma de evitar emoções difíceis, pensamentos ou partes de si mesmas que consideram inaceitáveis. Embora nem todos os mecanismos de defesa sejam “ruins” per se, eles podem limitar seu crescimento e acesso à totalidade de quem você é. Ao entender como eles operam em sua vida, você pode enfrentar sua sombra e, como resultado, ter mais controle sobre suas reações.

Dado que o Eneagrama ajuda a desfazer nossas estruturas de ego, cujos mecanismos de defesa nos mantêm presos, é uma ferramenta maravilhosa para cultivar a consciência de seus padrões de defesa.

Específico para cada tipo é um medo central que os limita. Cada tipo também pertence a um Centro de Inteligência com uma emoção comum – medo para os tipos mentais, vergonha para os tipos emocionais e raiva para os tipos instintivos. Embora os humanos sejam seres complexos e usem uma variedade de defesas, cada tipo tende a se inclinar para uma defesa primária, dada a forma como sua emoção comum e medo central são expressos. É então usado como uma estratégia de enfrentamento para minimizar ansiedade, raiva ou tristeza indesejadas.

Descubra o mecanismo de defesa associado ao seu tipo abaixo, bem como uma estratégia de como você pode redirecionar esses padrões para viver em sua essência. 

TIPO UM, O REFORMADOR: FORMAÇÃO REATIVA

Os tipo UM trabalham para evitar a raiva, que consideram “errada” ou “ruim”, por meio da formação reativa. Isso significa agir exatamente da maneira oposta à qual eles pensam ou sentem. Por exemplo, se eles acham que seu novo colega de trabalho é uma ameaça, em vez de questioná-lo ou não gostar dele, eles se esforçam para ser gentis com ele. Esta é a tentativa do UM de manter sua raiva e ansiedade sob controle. Alguns têm um forte crítico interno que os repreende por pensamentos, sentimentos ou ações que vão contra o que eles pensam que “deveriam” ser. No entanto, quando não estão cientes dessa defesa, eles podem internalizar ainda mais a raiva e se tornar reativos e críticos quando ela finalmente vier à tona.

Como trabalhar através da formação reativa:

  • Processo verbal – quando você fala sobre algo, pode entender melhor suas reações. Aviso: Você está se contradizendo, passando de elogios para críticas sobre alguma coisa?
  • Verifique seu corpo – como um tipo instintivo, ligado ao corpo, você armazena muita tensão lá. Você está percebendo ombros tensos, mandíbula cerrada ou um buraco no estômago? Use esses sinais como um convite para explorar como você realmente se sente.
  • Faça as pazes com seu crítico interno – se você perceber que está exagerando, explore todas as emoções subjacentes que estão impulsionando esses pensamentos.

TIPO DOIS, O PRESTATIVO: REPRESSÃO

Os tipos Dois trabalham para manter sua imagem de serem úteis por meio da repressão de suas necessidades e sentimentos pessoais. Isso pode ser extremamente difícil de reconhecer, pois é um bloqueio inconsciente de emoções, desejos, medos e necessidades de entrar em sua consciência. Seu cérebro consciente decide que é mais fácil “esquecer” essas coisas completamente para que você não pareça carente – mas o problema é que você realmente não esquece. Você se apega aos dados e expressa sua ansiedade buscando segurança e validação de outras pessoas, em vez de explorar o que realmente precisa. 

Como trabalhar através da repressão:

  • Faça check-ins diários consigo mesmo. Pergunte a si mesmo do que você precisa mais, não menos. Se nada vier à sua mente, continue se perguntando. Entre em sintonia com seu corpo e veja se consegue captar alguma sugestão. 
  • Reserve um tempo sozinho em sua agenda pelo menos uma vez por semana para processar seus pensamentos e emoções longe de todos os outros
  • Observe quando você está precisando de mais segurança e o que isso pode estar lhe dizendo. Na mesma nota, onde você pode estar ficando mais de pavio curto e reativo? Ambos são indicadores de um desejo não satisfeito.

TIPO TRÊS, O EMPREENDEDOR: IDENTIFICAÇÃO 

Os Tipos Três querem manter uma imagem exemplar de sucesso. Quando sentem que isso é ameaçado, inconscientemente adotam as características ou atributos de alguém que admiram em suas próprias personalidades. Isso se chama identificação. Um exemplo de como isso pode acontecer é um TIPO TRÊS que está lutando para começar a fazer amizade com alguém que considera bem-sucedido e modelar seu comportamento em seu próprio negócio – muitas vezes, sem perceber. Isso porque pode ser muito doloroso para Três lidar com a rejeição que eles podem enfrentar por serem autenticamente eles mesmos. No entanto, se não estiverem cientes, podem continuar mudando de identidade e personalidade sem nunca descobrir o poder de seu verdadeiro eu.

Como trabalhar através da identificação:

  • Observe como seu medo do fracasso influencia suas decisões, comportamentos e pensamentos. Use isso como uma oportunidade para verificar sentimentos mais profundos. 
  • Pare de comemorar o que você faz e, em vez disso, celebre quem você é fora de suas conquistas. Explore seus valores, ideais e outras áreas de interesse para fundamentar seu senso de valor próprio.
  • Respiração profunda – observe sua energia motriz para entrar em ação e permita-se desacelerar, respirar e observar antes de seguir em frente. Afirme a si mesmo que você está exatamente onde precisa estar.

TIPO QUATRO, O INDIVIDUALISTA: INTROJEÇÃO

Os Tipos Quatros evitam a rotina e o comum por meio da introjeção, que é querer manter um senso único de si mesmo. Este é um mecanismo de defesa contra-intuitivo em que você internaliza o feedback negativo e absorve as crenças de alguém no poder. Por exemplo, se um pai o critica por uma decisão pessoal que você tomou, você leva isso a sério, pensa que fez a escolha errada e se culpa. Ao mesmo tempo, os dados positivos são rejeitados. Isso o mantém preso no padrão Quatro de acreditar que algo dentro de você está faltando ou é deficiente. É mais fácil para você lidar com o dano causado a si mesmo do que enfrentar a rejeição ou a situação em questão. 

Como trabalhar através da introjeção:

  • Desenvolva um hábito positivo de conversa interna. Isso aumenta seu senso de valor próprio e também pode facilitar a lidar com sentimentos dolorosos.
  • Observe como você tende a se culpar e se concentrar nas partes “danificadas” de si mesmo. Comece a comemorar seu progresso, vitórias e partes incríveis de si mesmo que o tornam “você”.
  • Quando estiver sobrecarregado com feedback ou emoções negativas, tente uma prática de respiração onde possa observar e abrir espaço para seus sentimentos. Reserve um momento para realmente senti-los e, em seguida, deixe-os ir a cada expiração, sabendo que eles não definem você.

TIPO CINCO, O OBSERVADOR: ISOLAMENTO

Os Tipos Cinco usam o isolamento como uma forma de proteger seus recursos internos e evitar se sentirem esgotados. Isso pode estar se isolando fisicamente ou se retirando mentalmente de seu mundo emocional. Compartimentando seus pensamentos de seus sentimentos, seus sentimentos de seus somáticos e assim por diante, eles permanecem em suas cabeças e adquirem conhecimento como uma forma de sentir segurança e auto-estima. No entanto, isso também pode impedir que os Tipos Cinco desenvolvam a conexão e o envolvimento de que precisam com os outros, bem como com todo o seu eu.

Como trabalhar no isolamento:

  • Observe quando você está se afastando com mais frequência, física ou emocionalmente, e identifique seus gatilhos. Existe algo mais enraizado que você precisa explorar?
  • Saia da sua cabeça e entre no seu corpo com movimentos diários – pode ser tão simples quanto dar um passeio onde você se concentra na respiração e estar no momento presente
  • Conecte-se com outras pessoas – fale sobre o que você está sentindo com alguém de confiança ou verifique seus entes queridos com mais regularidade. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas você descobrirá uma abundância de energia quando se envolver (claro, você pode e deve reservar um tempo para recarregar depois!).

TIPO SEIS, O LEGALISTA: PROJEÇÃO

O oposto da introjeção, o Tipo Seis usa a projeção como forma de evitar a rejeição e manter sua imagem de leal. Este é o lançamento de seus próprios pensamentos, emoções, comportamentos, inseguranças ou motivações para outras pessoas. Embora isso possa ser positivo ou negativo, é uma maneira inconsciente de Seis lidar com sua ansiedade, criando uma sensação de certeza e minimizando situações potencialmente ameaçadoras. Um exemplo disso é ir a uma festa e não conhecer ninguém. Você acha que todo mundo está criticando você por estar sozinho, quando na verdade você está projetando sua própria insegurança sobre isso vindo de outras pessoas. O irônico é que, embora a projeção seja uma defesa contra a ansiedade difusa, ela pode realmente aumentar os níveis de ansiedade quando a mente se torna hiperativa com possibilidades e situações que podem nem ser verdadeiras. 

Como trabalhar através da projeção:

  • Observe como a ansiedade se sente em sua mente e corpo. Sua cabeça gira e seu coração dispara? Reconhecer seus gatilhos pode ajudar a minimizar possíveis padrões de projeção.
  • Entenda a raiz da sua ansiedade. Dúvida e preocupação são emoções familiares, mas de onde elas realmente vêm? É frustração, tristeza ou outra coisa que você precisa explorar?
  • Definir limites. Muitas vezes você se sente obrigado a fazer tudo, o que pode gerar ansiedade. Proteger seu espaço, tempo e energia pode diminuir sua reatividade e níveis de estresse.

TIPO SETE, O ENTUSIASTA: RACIONALIZAÇÃO

Os Tipos Sete são otimistas, otimistas e querem manter sua disposição ensolarada. Caso isso seja ameaçado, eles usam a racionalização para evitar lidar com a dor. Essa é a tendência de explicar ou justificar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos inaceitáveis ​​como forma de evitar suas verdadeiras emoções. Como o Sete deseja projetar que tudo está bem e bom, eles usam a racionalização como uma reformulação positiva das situações. Por exemplo, digamos que eles estão atrasados ​​para uma reunião importante. Em vez de tomar posse, um Sete pode justificar seu comportamento explicando que teve uma nova ideia ainda melhor do que a original. A racionalização os mantém presos em suas cabeças, evitando sentimentos de ansiedade, tristeza, raiva, culpa ou desconforto.

Como trabalhar através da racionalização:

  • Observe sua tendência de reformular as situações sob uma luz positiva – claro, não é uma coisa ruim ver frestas de esperança, mas isso também pode ser uma indicação de que há algo enterrado sob a superfície.
  • Saia da cabeça e entre no corpo com caminhadas diárias, nas quais você se concentra em seu estado interno e não em estímulos externos. Esteja ciente de quais emoções surgem e reserve um tempo para explorá-las!
  • Fique presente – você tende a confiar no planejamento futuro como escapismo, mas ficar presente permite que você examine seus pensamentos e sentimentos para que possa se sentir contente como está.

TIPO OITO, O CONFRONTADOR: NEGAÇÃO

Os Tipos Oito querem ser vistos como fortes, então eles usam a negação como uma forma de evitar a vulnerabilidade. Essa é uma forma inconsciente de lidar com a ansiedade ou a dor, na qual, em vez de vivenciar uma situação, você se recusa a reconhecê-la por completo – e, o mais importante, os intensos pensamentos e sentimentos que ela traz. Digamos que um Oito brigue com um amigo próximo. Em vez de confrontar a nocividade disso, eles podem negar a dor que é então expressa por meio da raiva, da expansividade e de fazer outras coisas para se manter “ocupado”. Os Tipos Oito são muito cautelosos e não confiam facilmente como forma de evitar se machucar. Ao negar a realidade de uma situação, ajuda a minimizar a gravidade dela ou mesmo a assumir responsabilidade nela. 

Como trabalhar através da negação:

  • Observe como quanto mais você aumenta a energia instintiva do seu corpo, mais você se distancia de suas emoções. Use essa consciência como um sinal para verificar o que você está sentindo por trás da raiva.
  • Reformule a maneira como você vê a vulnerabilidade – e se você visse a exibição de emoções como uma força, não uma fraqueza?
  • Esteja ciente de como você pode externar a culpa, seja ela dirigida a outras pessoas ou algo fora de seu controle. Pare, respire e considere se você está evitando a raiz de alguma coisa. 
  • Explore seus medos – você pode ter medo de enfrentar um problema e nem mesmo saber disso, e é por isso que pode ajudar a reconhecer o medo em primeiro lugar.

TIPO NOVE, O PACIFICADOR: NARCOTIZAÇÃO 

Noves querem manter um senso de equilíbrio interno, usando narcotização para lidar com situações estressantes. Este é o ato de “entorpecer” com atividades rítmicas familiares como forma de evitar sentir dor ou ansiedade. Pense em alguém tendo problemas com limites de colegas de quarto, por exemplo. Em vez de abordar o assunto diretamente, um Nove pode passar mais tempo com outros amigos ou escolher um novo hobby para se manter ocupado. Qualquer atividade habitual, seja trabalho, tarefas domésticas, comida e bebida ou entretenimento, permite que Noves “adormeçam sozinhos”. É evitar o conflito – interno ou externo – que faz com que Noves percam a conexão com suas identidades. 

Como trabalhar através da narcotização:

  • Observe quando e com que frequência você recorre a atividades rítmicas para desabafar e explore o que pode estar evitando.
  • Fique à vontade com sua raiva – pode ser um caminho poderoso para entender seus verdadeiros desejos e necessidades, explorando emoções mais profundas. 
  • Pratique tomar uma posição e afirmar-se com mais regularidade. Isso pode ser pequenas decisões diárias ou resolver um conflito. Adquirir o hábito de falar abertamente ajuda você a se conectar mais consigo mesmo e evitar a evasão.

FONTE: TRUITY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.