fbpx
6 maneiras de aumentar o pensamento crítico e a criatividade
18 de outubro de 2021
0

Pensadores críticos e criativos não nascem, eles são criados, de acordo com pesquisadores cognitivos. Considere, por exemplo, essas sugestões para aumentar o pensamento crítico e a criatividade:

  1. Redefina problemas.
    Podemos modificar limites e suposições ao reformular um problema, seja em um nível mais abstrato ou mais concreto.
  2. Use sub-objetivos.
    Ao desenvolver sub-objetivos, podemos dividir um problema em passos intermediários. Esse processo, conhecido como fracionamento, nos permite examinar cada parte em busca de novas possibilidades e abordagens, levando a uma solução nova para o problema como um todo.
  3. Adote uma perspectiva crítica.
    Ao invés de aceitar passivamente suposições ou argumentos, podemos avaliar materiais cuidadosamente, considerar suas implicações, credibilidade e relevância, e pensar sobre possíveis exceções e contradições.
  4. Considere o oposto.
    Ao considerar o oposto de um conceito que estamos buscando compreender, às vezes podemos fazer progresso. Por exemplo, para definir “boa saúde mental”, pode ser útil considerar o que “má saúde mental” significa.
  5. Pense de modo divergente.
    Em vez do uso mais comum e lógico de um objeto, considere como você poderia usá-lo se você estivesse proibido de utilizá-lo do jeito usual.
  6. Experimente várias soluções.
    Não tenha medo de usar diferentes rotas para encontrar soluções para problemas (verbais, matemáticas, gráficas e mesmo dramáticas). Por exemplo, tente pensar em tudo o que conseguir, não interessa quão louca ou bizarra pareça a princípio. Após ter criado uma lista de soluções malucas, reveja cada uma e tente pensar em formas de fazer o que inicialmente parecia ser impraticável em algo mais factível.

O pensamento divergente produz tipos diferentes e diversos de respostas, passo que o pensamento convergente produz tipos de respostas mais comuns.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.