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A Comunicação e o Eneagrama
9 de setembro de 2021
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Oitenta por cento ou mais da comunicação não são as palavras que usamos, mas os padrões de nossa fala e as maneiras não verbais de nos comunicarmos. Mas a comunicação é uma via de mão dupla entre o comunicador e o ouvinte, e a comunicação sempre existe e é interpretada dentro de um contexto – por exemplo, a cultura da organização, região ou país; a estrutura hierárquica tácita ou explícita; e a história dos indivíduos envolvidos.

A comunicação no Eneagrama permite que você entenda como os estilos de comunicação se desenvolvem a partir dos tipos do Eneagrama, com ambos os pontos fortes, mas também distorções não intencionais no emissor e no receptor da comunicação. Ainda mais, o Eneagrama ajuda a honrar nossos pontos fortes de comunicação e minimizar nossas distorções de comunicação, a fim de ser compreendido e compreender os outros com mais precisão.

Descubra os pontos fortes de comunicação, desafios e dicas de desenvolvimento para cada tipo de Eneagrama.

Forças

Um
Cordial, educado, honesto, atencioso, equilibrado, opiniões e ideias bem formuladas.
Dois
Ouve com atenção, oferece assistência, faz perguntas, altamente relacional, compassivo.
Três
Confiante, claro, concreto, eficiente, voltado para a solução, agradável, direto.
Quatro
Profundo, estabelece ressonância emocional intenso, empática, não superficial, curioso.
Cinco
Respeitoso, estimulante, interessante, não intrusiva, sutilmente divertido, observador.
Seis
Complexo, convidativo, sério, questionador, espirituoso e irônico.
Sete
Leve de coração, em ritmo acelerado, animada, envolvente, contador de histórias emocionantes, otimista, falante.
Oito
Franco, direto, autoritário, direto, orientado para a ação.
Nove
Relaxante, aberto, afirmativo, solidário, estabelece conexão facilmente.

Desafios

Um
Facilmente irritável, usa palavras de julgamento como  deveria  e  necessário, opinativo, mostra seu desagrado visivelmente.
Dois
Excessivamente indireto ou muito direto, irritado ou reclamando quando cansado ou chateado, oferece conselhos não solicitados.
Três
Impaciente com longo discurso ou trocas emocionais, irritado quando frustrado, não revelando totalmente.
Quatro
Excessivamente intenso, temperamental ou remoto, redireciona a conversa para eu mesmo, usando palavras como  eu,  sou,  meu,  freqüentemente.
Cinco
Relutante em compartilhar informações ou sentimentos pessoais, fala e linguagem corporal controladas, excessivamente breve.
Seis
Excessivamente reativo nas respostas, excessivo questionamento cético dos outros, torna-se agitado ou zangado facilmente.
Sete
Conta histórias excessivamente longas, pode ser difícil de seguir em uma sequência linear, torne-se facilmente distraído, fala rapidamente.
Oito
Comandante e exigente, desafiador, desdenhoso, fica profundamente zangado rapidamente.
Nove
Expressão baixa de intensidade de sentimento, não comunicativa com as próprias opiniões ou perspectivas.

Dicas de desenvolvimento

Um
Esteja mais ciente de sua linguagem corporal e da mensagem que você comunica por meio do comportamento não-verbal
Dois
Mantenha uma fronteira mais clara entre você e a outra pessoa, expresse seus sentimentos mais diretamente.
Três
Ouça os outros por mais tempo para que eles se sintam ouvidos, expresse-se em um maneira mais completamente genuína.
Quatro
Desintensifique sua necessidade de conectividade profunda com todos, reduza palavras e histórias de autorreferência.
Cinco
Faça mais perguntas, compartilhe mais informações pessoais, se preocupe menos em se intrometer nos outros.
Seis
Questione menos os motivos dos outros, respire antes de reagir muito rápido, confie mais em seus próprios insights.
Sete
Ouça até que os outros terminem completamente o que estão dizendo, conte menos histórias, faça mais perguntas.
Oito
Ouça até mesmo aqueles que você não respeita, explique seu pensamento e reações instintivas de forma mais completa.
Nove
Compartilhe seus próprios pensamentos e sentimentos, reconheça que seu dizer  uh huh  indica acordo.

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