fbpx
Bebês que são abraçados mais vezes tem sua genética alterada
10 de maio de 2019
0

A quantidade de contato íntimo e reconfortante que as crianças pequenas recebem não apenas as mantém aquecidas, aconchegadas e amadas, mas podem alterar seu DNA quando adultos, tornando mais resistentes.

Um estudo de 2017 diz que pode realmente afetar bebês em nível molecular, e os efeitos podem durar anos.

Com base no estudo, os bebês que têm menos contato físico e ficam mais angustiados em tenra idade, acabam com mudanças nos processos moleculares que afetam a expressão gênica.skin-to-skin-campaign

A equipe da University of British Columbia, no Canadá, enfatiza que ainda é muito cedo para esta pesquisa, e não está claro exatamente o que está causando a mudança.

Mas poderia dar aos cientistas algumas ideias úteis sobre como o toque afeta o epigenoma  – as mudanças bioquímicas que influenciam a expressão gênica no corpo.

Durante o estudo, os pais de 94 bebês foram convidados a manter diários de seus hábitos de tocar e abraçar a partir de cinco semanas após o nascimento, bem como registrando o comportamento dos bebês – dormindo, chorando e assim por diante.

Quatro anos e meio depois, amostras de DNA foram coletadas das crianças para analisar uma modificação bioquímica chamada metilação do DNA .

É um mecanismo epigenético no qual algumas partes do cromossomo são marcadas com pequenas moléculas de carbono e hidrogênio, muitas vezes mudando a forma como os genes funcionam e afetando sua expressão.

Os pesquisadores descobriram diferenças de metilação do DNA entre crianças de “alto contato” e crianças de “baixo contato” em cinco locais de DNA específicos, dois dos quais estavam dentro de genes: um relacionado ao sistema imunológico e outro ao sistema metabólico.

A metilação do DNA também atua como um marcador para o desenvolvimento biológico normal e os processos que o acompanham, e também pode ser influenciada por fatores ambientais externos.

Depois houve a idade epigenética, o envelhecimento biológico do sangue e dos tecidos . Este marcador foi menor do que o esperado nas crianças que não tiveram muito contato quando bebês, e tiveram mais sofrimento em seus primeiros anos, em comparação com a idade real.

“Em crianças, achamos que o envelhecimento epigenético mais lento pode refletir um progresso de desenvolvimento menos favorável”,  disse um dos integrantes da equipe , Michael Kobor.

De fato, descobertas semelhantes foram vistas em um estudo de 2013, que analisou a atenção e o cuidado que os ratos jovens receberam desde a mais tenra idade.

As lacunas entre a idade epigenética e a idade cronológica foram ligadas a problemas de saúde no passado, mas novamente é cedo demais para tirar conclusões desse tipo: os cientistas admitem prontamente que ainda não sabem como isso afetará as crianças mais tarde na vida.

Também estamos falando de menos de 100 bebês no estudo, mas parece que o contato íntimo e os abraços de alguma forma mudam o corpo em um nível genético.

É claro que é bem aceito que o toque humano é bom para nós e para o nosso desenvolvimento de todas as formas, mas este é o primeiro estudo a analisar como isso pode estar mudando a epigenética dos bebês humanos.

mães-Freepik-2.jpg

Será o trabalho de estudos posteriores para descobrir por que e para investigar se qualquer mudança a longo prazo na saúde pode aparecer como conseqüência.

“Planejamos acompanhar se a ‘imaturidade biológica’ que vemos nessas crianças tem amplas implicações para sua saúde, especialmente seu desenvolvimento psicológico”, disse uma das pesquisadoras , Sarah Moore.

“Se pesquisas adicionais confirmarem este achado inicial, ressaltará a importância de fornecer contato físico, especialmente para crianças com distúrbios”.

A pesquisa foi publicada em Desenvolvimento e Psicopatologia .

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.