fbpx
A Terapia Reichiana e o Eneagrama
15 de setembro de 2018
0

Muitas vezes sabemos qual é a causa da nossa dor emocional e no entanto, não encontramos uma maneira de fazer as mudanças necessárias para alcançar um dia-a-dia mais feliz. A Terapia Corporal e Eneagrama é um trabalho físico, emocional e energético adaptado à personalidade de cada um para conseguir uma profunda transformação que se reflete na convivência como casal e com outras pessoas.

Experiências corporais

O Eneagrama clássico – a teoria da personalidade desenvolvida Oscar Ichazo e o psicólogo Claudio Naranjo nas décadas de 1960 e 1970 – fornece uma estrutura de nove personalidades ou eneatipos, e cada um deles propõe experiências, práticas corporais e emocionais.

Estas experiências modificam a estrutura da couraça muscular que nos condicionam. Ao se livrar delas, as mudanças são possíveis na atitude e no modo de se relacionar com os outros.

Identificar a angústia da criança

bebe-chorao-pb

Conhecendo os outros

O conhecimento dos eneatipos serve para entender melhor a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Mostra-nos como cada um trabalha e produz uma mudança de olhar, nos torna mais compassivos e empáticos nas relações com os outros.

De você para você

Terapia Corporal e Eneagrama serve para parar de olhar a si mesmos e aos outros com óculos simplistas, de modo que abandonamos o uso da culpa e das demandas e começamos a nos relacionar como iguais.

O que é Caráter?

Do ponto de vista do Eneagrama, o caráter de cada pessoa é uma estrutura que se desenvolve na infância para evitar ou se adaptar a uma série de situações que são dolorosas ou angustiantes. Esse caráter ou eneatipo finalmente se cristaliza no final da adolescência, quando a pessoa termina seu processo de crescimento psíquico, físico e emocional.

O problema da couraça.

couraC3A7a-reichMas o que desenvolvemos não é apenas uma série de idéias ou crenças mais ou menos precisas sobre si mesmo ou sobre o mundo.

Cada tipo é definido por uma cadeia de reações e bloqueios corporais crônicos que constituem uma couraça física e emocional autêntica, limitante e que permite apenas um único padrão de funcionamento e relação.

Sugador de energia.

Esta couraça nos protegeu durante a infância e ao mesmo tempo reduziu nossa energia disponível para a vida, já que uma grande parte é deslocada como supressor, para conter a angústia de possíveis desastres: falta de amor, abandono, rejeição, falta de atenção… A couraça é responsável por sensações de desprazer em nosso corpo e ela nos dá a impressão de tropeçar sempre na mesma pedra dentro do relacionamento.

Desenvolver o potencial

Quando nos tornamos adultos, temos a possibilidade de superar os padrões limitantes e liberar a energia necessária para continuar nosso crescimento. Pode-se afirmar que, se permanecermos estagnados ou fixados em nossa couraça corporal, deixamos de ter metade da energia para dedicar ao crescimento pessoal.

Da teoria à prática efetiva

Muitas pessoas ouviram falar do Eneagrama ou leram um livro e, por curiosidade, tentam incorporá-lo em sua vida, mas o vêem como um sistema semelhante ao horóscopo. Perguntas do tipo são perguntadas: que número eu sou, que número é meu parceiro ou como posso alterar o número ou o tipo, qual é o melhor?

Essas pessoas buscam um elemento transformador, pois sentem a insatisfação de viver “no copo meio vazio”. A vivência do Eneagrama no corpo propõe uma prática abrangente que amplia a capacidade de se conectar profundamente consigo mesmo e com os outros.

UM MÉTODO PARA TRANSFORMAR-SE

Algumas pessoas que conheceram o Eneagrama  em cursos ou Workshops, tanto teóricas quanto vivencias podem sair com convicções assim “Eu sou um 6 então eu já compreendo o que acontece comigo” ou na dúvida “não sei se eu sou um 2 ou um 4”, mas são ideias que os prendem mais em seu caráter. Na verdade, o objetivo do Eneagrama é a transformação. É uma ferramenta valiosa para saber qual caminho que uso para minhas neuroses. Mas também mostra como “deixar de sê-lo“. Se você se trás o Eneagrama para o corpo, e não apenas para o conhecimento e vontade, você embarca em um caminho de transformação pessoal.

Remova a tapa-olhos

O primeiro passo é entender que o número ou o eneatipo é uma maneira de se desconectar de si mesmo e se tornar um autômato. O segundo, é identificar qual é a couraça corporal do seu Eneatipo e começar a trabalhar para afrouxar, e o terceiro e último passo é ver quais aspectos emocionais devem ser desenvolvidos. O próximo desafio é trabalhar o Eneatipo nos relacionamento: é aí que os mecanismos automáticos são acionados e se perde o contato com a própria essência. Um bom exercício pode ser perceber o que exigimos do outro não-verbalmente. O que queremos da outra pessoa e não de nós ousamos dizer isso em voz alta?

No casal

pexels-photo-556662
Foto por luizclas em Pexels.com

A Fixação no padrão faz com que os casais entrem em dinâmicas doentias. Pode parecer que tudo está indo bem, mas há uma distância física profunda ou uma desconexão emocional em relação às relações sexuais. Nesses casos, é onde a corporalidade do eneatipo mais age, que não é controlável e mostra a verdade de nosso caráter. É no mundo dos relacionamentos e do casal onde a Terapia Corporal e o Eneagrama é mais efetivo, pois amplia a capacidade de intimidade e liberação dos antigos comportamentos automáticos e, portanto, do medo da entrega e do contato real com o outro.

UM EXERCÍCIO PARA CADA ENEATIPO

Em uma sessão de Terapia Corporal e Eneagrama , a dinâmica e os exercícios estimulam a transformação que cada pessoa requer com base em seu caráter de base.

1. O perfeccionista
DESCRIÇÃO: procura o amor sendo perfeito. Muito autocrítico, meticuloso e rígido, tenta “ser bom”.
EXERCÍCIO: a pessoa se deita e o terapeuta que o ajuda gentilmente move os membros de maneira improvisada. Os movimentos devem ser suaves, mas desordenados e imprevisíveis. A pessoa deitada deve simplesmente se deixar fazer, com o corpo completamente solto e deixando as articulações livres.
2. O ajudador
DESCRIÇÃO: o amor aos outros é garantido oferecendo ajuda, mesmo que eles esqueçam suas próprias necessidades.
EXERCÍCIO: Como pessoas muito dependente dos outros, elas têm dificuldade em manter seu próprio eixo físico. A proposta consiste em andar com o olhar centrado em um ponto, com a coluna ereta e evitando muito balanço dos ombros e quadris. Mesmo que isso lhes custe, ajuda-os a centrar a atenção.
3. O empreendedor
DESCRIÇÃO: quer ganhar o amor dos outros através das realizações e da imagem.
EXERCÍCIO: são pessoas vigilantes que acham difícil relaxar. O exercício consiste em equilibrar a respiração: inspira-se contando 5 segundos, o ar é retido por mais 5 segundos, é exalado durante 5 segundos e o mesmo tempo é esperado antes de inspirar novamente. Pode ser repetido várias vezes.
4. O romântico
DESCRIÇÃO: ele anseia por amor quando está ausente ou não o tem, mas fica desapontado quando está perto.
EXERCÍCIO: são pessoas que têm dificuldade em manter os pés na terra Portanto, os exercícios com os pés os ajudam. Por exemplo, pise em uma bola de tênis e massageie a planta dos pés com ela enquanto tenta soltar e expandir sua respiração. Em seguida, é verificado se a qualidade do contato com o solo foi alterada.
5. O observador
DESCRIÇÃO: ele se sente desconfortável com a intensa emoção em público e valoriza muito a sua independência.
EXERCÍCIO: a proposta é deitar-se no chão e alongar muito, pouco a pouco, enquanto tomam o máximo de ar, para depois recuar para uma posição fetal, e ir lentamente expirando o ar. 
Isso os oxigena e os ajuda a desdobrar seu corpo além do usual, tomando presença.
6. O soldado
DESCRIÇÃO: leal, mas questiona o amor e a possibilidade de um futuro promissor. Teme a perda.
EXERCÍCIO: muito vigilante e com controle excessivo, faz bem a eles o mesmo exercício do Eneatipo 3, mas na companhia de alguém amigável que lhes gentilmente seguram a cabeça e giram lentamente. É um exercício difícil, mas, finalmente, muito relaxante e excitante para este Eneatipo.
7. O epicurista
DESCRIÇÃO: anseia por uma vida fabulosa. Ele se sente atraído pelo prazer e vive o amor como uma aventura.
EXERCÍCIO: ajuda-os um exercício que combina atenção e respiração. Sentado em postura de meditação, de frente para uma vela, a uma distância de aproximadamente 40 cm, respira-se devagar  por dez minutos, de forma que a chama se mova. Evitar se evadir mentalmente e manter cabeça e coluna alinhadas.
8. O chefe
DESCRIÇÃO: expressa amor através da proteção e poder. É intenso e evita depender do outro.
EXERCÍCIO: essas pessoas acham difícil treinar habilidades motoras sutis e finas. Proponho um exercício com um balão: você deve inflá-lo e movimentar-se pela sala sem tocá-lo com as mãos e sem cair. Se cair, nada acontece, apenas comece de novo. Quando se soltar mais, pode ser feito com música.
9. O mediador
DESCRIÇÃO: É mais fácil para ele saber o que você não quer do que ele quer, já que ele teme o conflito.
EXERCÍCIO: Este Eneatipo se assemelha ao 5 em tudo relacionado ao seu excessivo controle emocional. O exercício básico é o mesmo, mas neste caso recomendo fazê-lo na companhia de alguém que se ponha alguma resistência ou obstáculo aos movimentos corporais de contração e expansão.