fbpx
A terapia suave de Eva Reich
30 de abril de 2020
0

No dia 27 de Abril foi aniversário de nascimento de Eva Reich, filha do Dr. Wilhelm Reich e da Psicanalista Annie Reich. Eva conviveu com Reich durante seus estudos da Energia Orgone, nos EUA. Atuou com ele no trabalho preventivo e curativo dos problemas Bio-psico-energéticos das pessoas. Eva Reich criou uma técnica de massagem para bebês chamada O Toque da Borboleta, uma terapia de intervenção suave, trabalhando “o bebê que está adormecido no adulto”.

A terapia Reichiana Suave é um modelo terapêutico que descreve o caráter em termos do corpo e de seus processos energéticos (fluxo do Orgone pelo corpo e sua descarga na potência orgástica), que são as funções básicas da vida.
O corpo humano tem a capacidade de registar os episódios pelos quais a pessoa passa durante a sua vida, desde o momento da concepção. Momentos felizes e traumáticos, dolorosos ou mesmo ameaçadores ficam arquivados no corpo de certa maneira – através de aparato biológico, principalmente no conjunto muscular, que regista todas as experiências, cria certos padrões da vida e influencia a reação da pessoa consoante a estes padrões. Este tipo de defesa atua tanto na proteção do indivíduo contra ações externas e experiências traumáticas, quanto na diminuição, de forma gradual, da espontaneidade nas relações humanas, da capacidade de auto-perceção, da sensibilidade para o amor, do afeto e compaixão, bem como, dificulta a respiração plena e profunda. Em suma, impede que o ser humano viva com intensidade e plenitude.

Eva Reich

Dra. Eva Reich (filha de Wilhelm Reich) desenvolveu um método de massagens e outras intervenções delicadas que ajudam de uma forma suave e gentil a reavaliar e curar as lembranças traumáticas e também a harmonizar a circulação de energia vital no corpo da pessoa retirando os bloqueios anteriormente criados como a auto-defesa pessoal. Este conceito concorda com o modelo holístico (do grego, holos = integral, pleno) de saúde que visa englobar os aspetos biológicos, psicológicos, energéticos e sociais do ser humano.

Durante o diagnóstico é fundamental analisar o paciente em todos os âmbitos de sua vida: os aspetos físicos, mentais, emocionais, energéticos e ambientais (corpo, pensamentos, emoções, ações etc.). Portanto, utiliza-se os conceitos fundamentais como: energia vital, trauma, couraça muscular e segmentos de couraça. Estes são fundamentais na análise do cliente, avaliando a história de vida, postura, nível de energia corporal e o padrão de comportamento. A Terapia Reichiana Suave apresenta uma vasta variedade de técnicas – exercícios de respiração, massagens, técnicas cognitivas, psicodrama, etc. proporcionando ao cliente o apoio/ajuda personalizada e mais adequada às necessidades.

massagem

Massagem do Toque de Borboleta – uma massagem delicada destinada a criar ou fortalecer a relação entre a mãe e o bebé, curar os traumas pré-verbais (de conceção até aos 2 anos), acalmar, aliviar as dores, reestabelecer o fluxo da energia vital, etc.

Terapia do Renascimento – destinada para o tratamento dos traumas de nascimento (por ex.: cesariana, nascimento antecipado, uso da ventoinha e dos medicamentos estimulantes ou anestésicos, etc.).

Trabalho com os Segmentos do corpo (“Segmental De-armoring“) – um método muito complexo que trabalha com todos os tipos de trauma e envolve várias técnicas.

A Cura pela Massagem Toque da Borboleta

Artigo escrito por Ugne Mikalauskaite-Boane
15-09-2011

Pela primeira vez conheci esta sensação – do toque leve como uma borboleta – num seminário sobre a Bioenergética Suave. O formador – Richard Overly (que gosta que o tratem por Dick,) com um sorriso nos olhos, contou ao nosso grupo a importância do toque suave. Por mais incrível que possa parecer, descobrimos que a ideia habitual sobre o impacto curativo das massagens fortes e dolorosas começou a desvanecer-se com cada exemplo que o Dick nos dava. Dizia que quanto mais leve e gentil é o toque, mais a pessoa que está a recebê-lo descontrai e relaxa. Finalmente, quando chegou a altura de experimentar a massagem não restou nenhuma dúvida sobre o que foi dito anteriormente. Os toques rápidos e leves, quase sem tocar, e as sensações do meu corpo transportaram-me para um relaxamento total até entrar num estado de sono. Depois, quando o Dick calmamente aguardava pelo meu retorno, precisei de algum tempo para voltar desta pequena viagem. E esta foi a ponte que me levou para o caminho da aprendizagem e novas experiências com a Bioenergética Suave e envolveu-me nos estudos de todas as “ferramentas” que fazem parte deste método terapêutico e educativo criado para a cura e desenvolvimento pessoal.

bebe e massagem

A Bioenergética Suave surgiu nos anos 40-50, nos Estados Unidos da América, onde foi criada pela médica Eva Reich (1924–2008), filha do famoso psicoterapeuta Wilhelm Reich, pioneiro em terapias corporais e aluno de Sigmund Freud. Observando o trabalho do pai com bebés e crianças, Eva Reich notou que o toque suave que o pai utilizava no seu trabalho tinha um impacto calmante e abria e expandia a energia dos pacientes. Ela adotou esta experiência na sua prática, trabalhando com bebés prematuros no hospital do Harlem, em Nova Iorque. E o resultado foi impressionante – Eva conseguiu salvar imensos bebés da morte, recuperando o seu fluxo de energia vital. Eva apelidou esta massagem de “Toque de Borboleta”, descrevendo assim o toque delicado e suave que ela usava. Ao longo da prática, Eva notou que o uso desta técnica ajuda a curar o trauma primário mesmo após muitos anos, porque a estrutura de bebé permanece dentro de nós durante a vida inteira. Ela desenvolveu três conceitos fundamentais: energia vital, trauma e couraça. Segundo Eva, essas são as razões principais na criação do padrão de vida de cada pessoa. Cada um tem um centro energético, onde guarda a energia vital. Esta energia, nas outras culturas chamada Chi, Prana, Dunamis, Pneumena, Luz Astral, Ruah ou Orgone, é naturalmente móvel: expande e contrai-se, carrega e descarrega, flui no corpo e até para fora dele, criando um campo energético à volta. Conseguimos sentir esta energia através das sensações e emoções. No entanto, as experiências traumáticas alteram este fluxo natural da energia vital e criam bloqueios que levam à formação da couraça física e emocional. Formamos esta tal couraça, tomando decisões conscientes e inconscientes, protegendo-nos assim de emoções e sensações ligadas ao trauma e prevenindo a repetição do mesmo. Todavia a armadura não só nos protege, mas também bloqueia o fluxo da energia vital e limita a capacidade de gozar a vida e a si próprio.

Podemos ver a couraça da pessoa através de uma série de sinais: músculos tensos e doridos, respiração limitada, vitalidade baixa, imobilidade, sensação de estar dividido ou separado do corpo, defesas de carácter, cenário de vida repetitivo, etc. Portanto, o objetivo da Bioenergética Suave é capacitar a pessoa para restaurar o seu fluxo de energia vital. Isto pode ser feito trabalhando imediatamente depois do trauma – para restaurar o fluxo energético; passado algum tempo – para flexibilizar a couraca existente da pessoa e para curar as memórias traumáticas ou prevenindo possíveis traumas.

Todas as memórias, tanto positivas, como negativas, são guardadas no corpo da pessoa – nas moléculas e nos tecidos. Mas a Bioenergética Suave não é considerada só a terapia corporal. Este método integra vários aspetos da pessoa, trabalhando com o lado espiritual, cognitivo, físico e emocional. A Bioenergética Suave ajuda a alcançar as memórias mais profundas e descobrir como restringimos o fluxo natural da energia vital. A energia vital restaura-se utilizando técnicas delicadas e não invasivas, destinadas a flexibilizar a couraça, recuperar as memórias, libertar as emoções bloqueadas e entender como essas experiências guardadas influenciam o cenário da nossa vida atual.

Reich_annie_eva
Wilhelm Reich com Annie, Eva e Lore

A característica de delicadeza também se reporta ao terapeuta. Ele trabalha de maneira cuidadosa e não invasiva, tanto verbalmente como no contacto físico. O terapeuta e o cliente são vistos como iguais, desta maneira criando uma relação de confiança e apoio. O melhor exemplo disto, que inspira todos os seguidores deste método, é um dos alunos mais próximos da Eva Reich, psicoterapeuta, formador e autor do livro “Bioenergética Suave/ teoria e ferramentas para cada um” (“Gentle Bio-Energetics/ Theory and tools for everyone”) – Richard C. Overly. Viajando pelo mundo e ensinando as pessoas, ele continua o trabalho de Eva Reich, que dedicou a sua vida a ajudar pessoas e a ensiná-las a ajudarem-se a si mesma e aos outros, com muito carinho e sensibilidade.

Bibliografia:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.