fbpx
Os efeitos do medo no corpo
27 de junho de 2018
0

É verdade que todos conhecemos a emoção do medo. Muitas vezes a conhecemos de muito perto ou outras apenas na mente. Mas o que acontece em nosso corpo que dispara emoções fortes de defesa?

Há evidência direta de que a circulação cerebral, na área motora, aumenta instantaneamente quando o indivíduo tem a intenção de começar a mover-se. Quase que ao mesmo tempo começa a aceleração cardíaca e respiratória.
Quando a ação, em vez de decidida por deliberação, é decidida porque o momento exige, “de emergência”, a preparação é mais ampla: o cérebro, ativado pela situação de alarme, provoca em poucos instantes uma descarga de adrenalina no sangue, e é esta substância que faz a preparação para o encontro: taquicardia, respiração acelerada, pele pálida, hipertonia (preparação) muscular, hiperglicemia e contração do baço (o que injeta mais meio litro de sangue na circulação) são algumas das principais variações biológicas produzidas pela adrenalina. Estas modificações ocorrem quase que instantaneamente nas situações de emergência e é importante assinalar que elas demoram dez, quinze ou vinte minutos para desaparecerem (é o tempo de inativação da adrenalina circulante).

Portanto, quando se leva um susto forte, ou quando se passa por muito medo, não adianta muito querer tranquilizar as pessoas logo depois. O melhor jeito de tranqüilizar pessoas muito agitadas por um susto seria convidá-las a correr desabafadamente durante uns poucos minutos. Assim elas consumiriam a preparação orgânica que se fez nelas, antecipando o ataque ou a fuga.

Se considerarmos todas as variações assinaladas nas funções cardiorrespiratórias, as velocidades e volumes e pressões, veremos como o aparelho cardiorrespiratório é poderoso, sensível, veloz e versátil. É o “aparelho da emoção”.