O que é Terapia Reichiana?

Wilhelm Reich – criador da terapia corporal

Todos já vivemos momentos de estresse, ansiedade, doenças e preocupações. A boa notícia é que não estamos sozinhos nessas batalhas. Para enfrentar os problemas e dificuldades da vida, existem muitas técnicas e terapias disponíveis que podem ajudar – e muito! A terapia reichiana é uma delas, você já conhece esse tratamento?

Criada na década de 1940, a terapia reichiana é uma prática que propõe uma interseção entre a medicina e a psicologia. De caráter social e psicológico, a terapia reichiana atenta simultaneamente aos processos orgânicos e energéticos do corpo humano.

O tratamento foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista Wilhelm Reich a partir das teorias de Sigmund Freud, seu professor. Na teoria freudiana, Reich encontrou embasamento e técnicas para formular sua própria linha de pensamento em relação à cura de pacientes com problemas físicos e psicológicos. Quer conhecer mais sobre essa terapia? Acompanhe nosso artigo.

As três técnicas terapêuticas de Reich

Ao longo de seus estudos, Reich desenvolveu três importantes técnicas terapêuticas energéticas: análise de caráter, vegetoterapia e a orgonoterapia.

A análise de caráter consiste no conhecimento dos campos energéticos do corpo humano. A vegetoterapia trata da liberação das energias corporais que estão com algum bloqueio, promovendo a reestruturação energética. Já a orgonoterapia, lida com a liberação da energia orgone, energia vital que estaria estagnada em alguma parte do corpo, causando a enfermidade do local.

Como funciona o tratamento

A terapia reichiana faz uso de diversas ferramentas de acordo com a necessidade do paciente, incluindo técnicas respiratórias, postura corporal e massagens. As principais técnicas específicas aplicadas nessa terapia são:

  • Estimulação ocular através de luzes, aumentando a capacidade de conexão dos lados direito e esquerdo do cérebro,
  • Movimentos corporais de desbloqueio energético,
  • Técnicas que combinam movimentações corporais à escuta de melodias,
  • Técnicas de respiração como desbloqueador energético,
  • Massagem reichiana para estimular os campos energéticos existentes no corpo humano,
  • Estímulo dos músculos, com dissolução de nódulos.

Os benefícios da terapia reichiana

São inúmeros os benefícios da terapia reichiana. Ela trabalha com a confiança, com os vínculos e as capacidades de cada paciente, promovendo autoconhecimento e qualidade de vida. O tratamento visa desenvolver bem-estar, autoconfiança, recuperação da autoestima, equilíbrio, compreensão dos limites e das próprias capacidades. A terapia gera transformações positivas na vida do paciente, que sente efeitos físicos e emocionais.

Quando procurar a terapia reichiana

A terapia reichiana é indicada para tratar todo e qualquer mal estar físico ou psicológico. O tratamento é muito recomendado para lidar com situações adversas como desânimo excessivo, insegurança, depressão, crises de pânico, imunidade baixa, irritabilidade, sentimentos de culpa, falta de perspectiva, dores de cabeça, dores corporais, entre outros.

Seja qual for o tipo de conflito interno e/ou externo, os pacientes sentem grande mudança após a terapia reichiana. O tratamento também é uma excelente opção para aqueles que estão em dúvida sobre o tipo de terapia que devem seguir. Com técnicas diferenciadas e uma orientação profissional adequada, a terapia reichiana cuida da sua saúde ao mesmo tempo em que ajuda a ultrapassar obstáculos em sua vida, sejam eles pessoais, sociais ou profissionais.

Quero agendar uma consulta

Entre em contato comigo, através do formulário abaixo ou pela minha página no Facebook

 

SalvarSalvar