fbpx
O passado é uma roupa que não nos serve mais
24 de fevereiro de 2018
0

A maioria de nossos problemas acontecem ou se manifestam em camadas interiores que não vemos ou nem prestamos atenção.

Superficialmente, podemos ver um mundo com borboletas, arco-íris e de olhos esbugalhados, como quem enxerga uma realidade distinta, conosco e com o outro.

O que precisamos entender é que aquilo que está na profundidade é que comanda nossas ações e nossos pensamentos; é essa realidade mais profunda, da qual temos distanciamento ou medo de entrar em contato.
Quando nos distanciamos dessa Sombra ou destas emoções e sensações inconscientes, vamos gerando bloqueios energéticos em nossos corpos, que podem se tornar doenças (somáticos), como um recurso de nosso organismo de buscar a vida, por mais contraditório que pareça ser.
O medo ou a angústia em lidar com essas realidades são muito sinceros, e tem as suas razões enquanto encaramos o mundo a partir de nosso olhar ainda infantil. Em nossa infância, até um olhar travesso ou a tonalidade da voz diferente de nossos pais suscitavam monstros indescritiveis. Hoje, como adultos podemos dar as mãos a esta criança apavorada e ajudá-la a olhar para essas realidades ou monstros e integrá-las ao nosso consciente.

nhonho.jpg
Como adultos podemos sair dos comportamentos infantis.

Integrando em nosso corpo, reconhecendo as couraças (bloqueios energéticos) que se formaram pela incapacidade de nossa criança em resolver dentro de si os conflitos entre ser ela mesma e sentir-se amada pelo papai e pela mamãe.

O passado é uma roupa que já não nos serve mais. ” Belchior

Em minha vida, de meus amigos e pacientes tenho encontrado esses medos dispostos de forma que o corpo ganha até formatos diferentes: pescoço endurecido para ganhar poder; dores de cabeça por não aceitar a raiva; constipações intestinais pelo medo do desconhecido; dificuldades respiratórias pelo controle das emoções. O pior é não ter a consciência dos mecanismos corporais que usamos para lidar com as realidades que se nos apresentam, com uma forma apreendida na infância e que hoje, não cabe mais, feito uma roupa que guardamos e insistimos em vestir, após décadas.

 
Você às vezes também tem medo do que está guardado dentro de você? Como faz quando uma doença ou uma dificuldade surge diante de você?

Desejo, de coração, que a sua vontade seja inundada pela coragem de mergulhar nos seus mares interiores.