Terapia de renascimento
O Renascimento é fundir a inspiração e a expiração para experienciar a plenitude no corpo físico. Vivenciar novamente o nascimento só é necessário quando ele está inibindo o mecanismo da respiração. Normalmente, a inibição da respiração foi implantada na consciência individual durante a primeira respiração.
Basicamente, consiste em respirar com uma técnica chamada de respiração circular ou respiração holotrópica® durante um tempo prolongado, de forma a mudar bio-fisicamente o funcionamento corporal e cerebral.
Qual a importância?
O ritmo acelerado no qual as pessoas se movimentam faz com que se produzam ações e comportamentos de modo automático. As reflexões, a relação com os pensamentos e, principalmente, a respiração estão em um processo tão acelerado que é quase impossível ter a consciência do que acontece.
O modo como respiram também diz muito sobre como as pessoas se sentem. Se estão tensas, por exemplo, a respiração se torna mais acelerada e quando está mais lenta, significa muito mais clareza das soluções.
Como surgiu?
A respiração circular é usada há muito tempo nas esferas religiosas, principalmente na Yoga e nas religiões Indianas. No ocidente, na década de 70, o psiquiatra Stanislav Grof, que pesquisava estados alterados de consciência e o norte-americano Leonard Orr, paralelamente, desenvolveram e ampliaram esta técnica terapêutica no mundo contemporâneo, com pesquisa cientifica e controle. Seu método se espalhou juntamente com a moda hippie em todo o mundo e conquistou muitos adeptos. Apesar de sua difusão, o alerta é para que seja feita somente com o acompanhamento de um profissional habilitado.
Como funciona?
É uma técnica desenvolvida e aplicada individualmente pelo terapeuta, para que a pessoa se sinta segura e confortável durante a sessão. Sua principal linha de ação é a suave e profunda conexão entre expiração e inspiração, também chamada de respiração conectada ou circular.
Com o ambiente devidamente seguro e organizado, o praticante deverá se deitar em algum lugar confortável, relaxar e adotar a respiração livre e focada.
Quanto tempo dura?
Cada sessão tem a duração entre 60 a 120 minutos e é sempre acompanhada pelo terapeuta, de forma a garantir tranquilidade e abertura.
O tratamento, por sua vez, varia de pessoa. É muito importante que sejam realizadas, pelo menos, 10 sessões, com intervalo mínimo de uma semana entre elas.
Os benefícios e ganhos
- confiança;
- alívio;
- rejuvenescimento;
- felicidade plena;
- motivação;
- bem-estar;
- diminuição de estresse, medos e ansiedade;
- vivacidade e alegria em viver;
- percepção;
- meditação;
- abertura emocional para relacionamentos saudáveis;
- relaxamento profundo;
- leveza;
- superação de traumas;
- bom humor;
- delicadeza;
- energia e disposição para a vida;
- pensamentos criativos e sadios;
- aumento da autoestima;
- compreensão de fatos passados;
- paz interior.
Acompanhando a mudança
Agora que você já sabe o que é o renascimento, é importante ressaltar que o principal papel do terapeuta nesse método é estar presente e conectado com o que acontece com seu cliente, dando segurança e confiança para que tudo transcorra normalmente. Afinal, conseguir equilibrar sentimentos e lembranças pode ser muito difícil para algumas pessoas, então, nada melhor que o auxílio de um profissional para executá-lo e com isso, ter mais qualidade de vida e alcançar a felicidade.
Dúvidas?
Horário de atendimentos
Segunda a sexta-feira 9h00 às 18h30
Sempre com hora marcada.
Rua Balduino Taques, 1785
Ponta Grossas, Pr - Brasil