Search on this blog

Search on this blog

o bom dinossauro

A nova animação da Disney, feita pela Pixar chamada O Bom Dinossauro é um roteiro emocionado, que faz toda criançada rir e se divertir.

Mas se olhar mais profundamente para o Dinossauro Arlo percebemos a formação básica do eneatipo 6 fóbico, auto-preservação, sexual e social reprimido.

A formação de sua personalidade fica clara desde o nascimento, quando o último a chocar o ovo, nasce com o corpo fraco, com pernas titubeantes e uma cabeça exagerada, tentando resolver os problemas físicos pensando.

Em todos os desafios que ele enfrenta está sempre a figura da culpa e do achar-se inferior aos irmãos, mas percebemos o desejo profundo de se posicionar, muito embora o medo o guie em todas as atividades.

Durante a jornada que seu pai quer lhe mostrar de coragem, mediante a busca da “fera” humana que come suas provisões, a morte do pai, numa clara tentativa de salvar o Arlo, imprinta mais ainda a culpa e a sensação de estar sozinho diante do mundo sem ter o pai para protegê-lo, que é o que ele busca em todo o filme: seu lugar (casa) onde se sente protegido.

Durante o decorrer do filme Arlo adota o “Spot”, seu amigo humano, o lado da coragem que ele mesmo desconhece de si. O Spot vai, como a figura da Criança Interior, despertando e dando confiança ao Arlo, desenvolvendo seu uivado e seu grito forte contra o que o aflige, transferindo a autoridade externa para dentro de si.

Em sua jornada de volta para casa, ele conhece os Tiranossauros (Eneatipo 8), que numa parceria inusitada, que geralmente acontece na vida real: a mente do 6 com a força e coragem do 8, Arlo descobre que a coragem é nativa, bastava ele enfrentar seu medo.

Outro aspecto muito presente em nosso Arlo é uma imaginação criativa, geralmente aumentando os problemas que ele tem a enfrentar, ampliada pelo medo.

Finalmente, ele tem que enfrentar seu maior medo: a sensação de ser culpado pela perda do seu protetor (pai) numa situação onde a emoção é muito próxima, so que desta vez ele precisa salvar o Spot, mostrando como ele sai da posição de protegido para protetor, amadurecendo seu caráter e assumindo a fé, através da coragem que descobriu durante a sua jornada de re-encontro.

Aspectos como medo, covardia, coragem, fé, fidelidade, acolhimento, doçura estão presente durante o filme todo.

Recomendo para todas as crianças do tipo 6 de qualquer idade.

203047.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Elias Minasi

Graduado em Comunicação e Marketing
Especialista em Redes Sociais
Formação como Terapeuta Reichiano pelo Centro Reichiano.
Residência em Análise Reichiana (Vegetoterapia) pelo Centro Reichiano.
Formação em Psicoterapia Breve Caracteroanalítica (PBC) pela Es.T.Er (Escola Espanhola de Terapia Reichiana).
Formação em Terapia do Renascimento e Eneagrama pelo Instituto Eneagrama Shalom
Especialista em Neuropsicologia, pela Faculdade Metropolitana de São Paulo.
Mestrando em Máster en Coaching Personal y Liderazgo Organizacional da Universidad Europea del Atlántico (em andamento).
Professor acreditado pelo IEA (International Enneagram Association – Brasil) e estudioso do Eneagrama desde 1994.