Search on this blog

Search on this blog

multiplas inteligencias

As inteligências múltiplas de Gardner

O psicólogo Howard Gardner usou uma abordagem bem diferente do pensamento tradicional sobre a inteligência.

Gardner argumenta que, ao invés de perguntar “O quão inteligente você é?”, deveríamos fazer outra pergunta: “Como você é inteligente?”. Em resposta à última pergunta, Gardner desenvolveu uma teoria das inteligências múltiplas (Gardner, 1999).

Gardner argumenta que temos no mínimo oito formas diferentes de inteligência, cada uma relativamente independente das outras: musical, cinestésico-corporal, lógico-matemática, linguística, espacial, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Na visão de Gardner, cada uma das inteligências múltiplas está ligada a um sistema independente no cérebro. Além disso, ele sugere que pode haver ainda mais tipos de inteligência, tais como inteligência existencial, que envolve identificar e pensar sobre as questões fundamentais da exis tência humana. O Dalai Lama pode exemplificar esse tipo de inteligência (Gardner, 1999).

Apesar de Gardner ilustrar sua concepção dos tipos específicos de inteligência com descrições de pessoas famosas, cada pessoa tem os mesmos oito tipos de inteligência – em diferentes graus. Além disso, apesar de os oito tipos básicos de inteligência estarem individualmente presentes, Gardner sugere que essas inteligências separadas não operam em isolamento. Normalmente, qualquer atividade engloba diversos tipos de inteligência em cooperação.

O conceito de inteligências múltiplas levou ao desenvolvimento de perguntas em testes de inteligência que podem ter mais de uma resposta correta; esses testes fornecem a oportunidade para que os avaliados demonstrem diferentes tipos de inteligência. Além disso, muitos educadores, abraçando o conceito das inteligências múltiplas, criaram currículos de sala de aula que buscam exigir diferentes aspectos da inteligência.

Elias Minasi

Graduado em Comunicação e Marketing
Especialista em Redes Sociais
Formação como Terapeuta Reichiano pelo Centro Reichiano.
Residência em Análise Reichiana (Vegetoterapia) pelo Centro Reichiano.
Formação em Psicoterapia Breve Caracteroanalítica (PBC) pela Es.T.Er (Escola Espanhola de Terapia Reichiana).
Formação em Terapia do Renascimento e Eneagrama pelo Instituto Eneagrama Shalom
Especialista em Neuropsicologia, pela Faculdade Metropolitana de São Paulo.
Mestrando em Máster en Coaching Personal y Liderazgo Organizacional da Universidad Europea del Atlántico (em andamento).
Professor acreditado pelo IEA (International Enneagram Association – Brasil) e estudioso do Eneagrama desde 1994.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.