fbpx
Exercícios para Ansiedade – A Bioenergética.
4 de março de 2017
0

O conceito da existência de uma energia única que une o corpo e o espírito constitui um dos fundamentos de terapias orientais como a Yoga, o Tai-chi-chuan e a acupuntura.

Problemas psicológicos, o stress, as atitudes negativas e as emoções como a ansiedade, a raiva e o medo, têm uma influência sobre a maneira de se sentar, de se manter em pé, de se mover ou de respirar.

O objetivo da Bioenergética é, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomar consciência de suas posturas, de suas atitudes de “blindagem” e das emoções associadas a essas posturas e atitudes.

Pela a prática de certos exercícios, as pessoas aprendem a liberar a couraça muscular, de modo a permitir que o corpo funcione livremente e naturalmente.

Além disso, a Bioenergética dá importância ao crescimento pessoal, servindo, assim, para o aprofundamento do conhecimento que as pessoas têm delas mesmas. Existem aqueles que praticam a Bioenergética para se manter em forma e outros que a utilizam com o objetivo de elevar a auto-estima, desenvolvendo uma atitude positiva em relação ao próprio corpo.

A respiração é essencial, pois “levamos a vida do tamanho de nossa Respiração”.

Corresponde ao primeiro ato vital do ser humano, o qual vai estar presente durante toda a vida. Ao ser cortado o cordão umbilical, o ser humano entra em contato com o mundo através da respiração. É a forma de sentir os outros e o ambiente. Sempre que quisermos sentir menos, respiramos menos, aumentando as tensões e as couraças musculares.

Aliando a respiração ao movimento, é possível reduzir ou eliminar as tensões musculares, melhorando o contato sensorial e emocional com o mundo externo.

Dois exercícios podem ajudar na expressão e liberação da ansiedade.

  • EXERCÍCIO BÁSICO DE VIBRAÇÃO (GROUNDING) 

Fique em pé com os pés separados cerca de 25 cm; artelhos ligeiramente voltados para dentro de modo a alongar alguns músculos das nádegas.
Incline-se à frente tocando o chão com os dedos das duas mãos, como na fig. 2. Os joelhos devem estar ligeiramente dobrados. Não deve haver peso algum nas mãos; todo o peso do corpo deve cair nos pés. Deixe a cabeça pendurada o máximo possível.

Respire vagarosa e profundamente pela boca. Atenção para manter a respiração (esqueça de respirar pelo nariz por enquanto).

Deixe o peso de seu corpo ir para a frente, de modo que ele caia no peito do pé. Os calcanhares podem ficar um pouco erguidos.

Estique os joelhos devagar até que os músculos posteriores das pernas estejam esticados. Isso não significa, entretanto, que os joelhos devam ficar totalmente esticados ou trancados.

Permaneça nesta posição cerca de um minuto.

1º — Você está respirando com facilidade ou está prendendo a respiração? A vibração não ocorrerá se você parar de respirar.

2º — Você percebe alguma atividade vibratória nas pernas? Se não, tente lentamente dobrar o joelho um pouco, e então endireite-o até a posição inicial. Faça isso algumas vezes para relaxar os músculos.

3º — As vibrações são intensas ou sutis, suaves ou espasmódicas? Em alguns casos, as pessoas literalmente pulam do chão se não podem controlar a excitação. Isto lhe aconteceu?

ground invertido.JPG
  • EXERCÍCIO DO ARCO

Este exercício é parecido com o precedente, exceto por exercer certa pressão (stress) no corpo para ampliar mais a respiração e para colocar mais força nas pernas. Se for feito corretamente, ajuda a liberar a tensão abdominal que torna a barriga saliente. Um exercício similar é feito pelos praticantes de T’ai chi.*

Fique de pé com os pés separados 40 cm, os artelhos virados ligeiramente para dentro.

Agora coloque ambos os punhos fechados com os polegares voltados” para cima, na linha da cintura.

Dobre os joelhos tanto quanto puder sem levantar os calcanhares do chão.

Arqueie-se para trás, dobre seus punhos, mas preste atenção para que o peso do corpo continue sobre o peito dos pés. Faça respiração abdominal profunda.

Você sente algum esforço na região lombar das costas? Se sentir, isto indica que você tem considerável tensão nesta parte do corpo.

Você sente alguma espécie de dor ou tensão na parte anterior das coxas, ou acima dos joelhos? Se suas pernas estão descontraídas, você não deverá sentir esforço algum, exceto nos tornozelos e pés, que suportam o peso do corpo.

Suas pernas estão começando a vibrar?

Você é capaz de manter um arco perfeito? Suas nádegas estão empinadas para trás ou empurradas para frente? Em ambos os casos você interrompeu o arco e sua energia e sensações não fluirão completamente até seus pés.

Arco invertidos.JPG

Trechos do livro: Exercícios de bioenergética : o caminho para uma saúde vibrante – Alexander Lowen e Leslie Lowen ; [tradução de Vera Lúcia Marinho, Suzana Domingues de Castro]. São Paulo : Agora, 1985.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.