fbpx
Você pode alterar seu DNA
3 de março de 2016
0

Quando nascemos, o ácido desoxirribonucléico / DNA em nossos corpos contém os planos para o que somos e instruções para quem nos tornaremos. Por exemplo, ele pode dizer aos nossos olhos para eventualmente mudar de azul no nascimento de avelã mais tarde, nosso comprimento para crescer a partir de 45 cm a 170 cm e direcionar uma multidão de outras mudanças ao longo de nossas vidas.

Muitas pessoas erroneamente acreditavam que o DNA com o qual nascemos é o único determinante para quem somos e para o que irá tornar-se, mas os cientistas têm entendido durante décadas que este  determinismo genético é uma teoria falha.

O campo da  epigenética  refere-se à ciência que estuda como o desenvolvimento, funcionamento e evolução dos sistemas biológicos são influenciados por forças que operam fora da sequência de ADN, incluindo intracelular, ambiental e influências energéticas.

artigo

Desde a década de 1950 os cientistas aceitaram que a influência epigenética é fundamental para o nosso desenvolvimento.  Epi  – grega para “além” – combinado com a palavra genética, para essencialmente significar  “algo além da genética.” Este “algo além” é amplamente concebido, hoje em dia, para referenciar o nosso ambiente – o que significa, portanto, que o nosso código genético e o ambiente em que nos desenvolvemos determinam quem e o que somos.

Os investigadores têm demonstrado, através de estudos, que epigenética acarreta ainda mais do que o DNA e os lugares onde vivemos, o clima em torno de nós e todas as idas e vindas de nossas vidas.

Podemos considerar como elementos integrais do modelo para o que somos e o que podemos ser, os pensamentos, sentimentos e intenções que temos todos os dias. Após duas décadas de estudos, os pesquisadores do HeartMath dizem que outros fatores, como a apreciação e o amor que temos por alguém ou a raiva e ansiedade que sentimos, também influenciam e podem alterar os resultados do modelo de DNA de cada indivíduo.

O biólogo celular e autor do best-seller Bruce Lipton, Ph.D., demonstra que a distinção entre determinismo genético e epigenética é importante:

“A diferença entre estes dois é significativa porque esta crença fundamental chamada de determinismo genético, literalmente, significa que as nossas vidas, que são os nossos traços físicos, fisiológicos e emocionais de comportamento, são controlados pelo código genético”, disse Lipton em uma entrevista on-line à revista,  superconsciência. “Este tipo de sistema de crença proporciona uma imagem  das pessoas como vítimas: Se os genes controlam a nossa função de vida, então as nossas vidas estão sendo controlados por coisas fora da nossa capacidade de alterá-los. Isto leva a vitimização  dos males e das doenças que são transmitidos pelas famílias e são propagadas através da passagem de genes associados a esses atributos. Evidências laboratoriais mostram que isso não é verdade. “

Uma dieta constante de nutrientes Quânticos

“Quando temos emoções negativas, como raiva, ansiedade e aversão ou ódio, ou temos pensamentos negativos tais como ‘Eu odeio meu trabalho’, ‘Eu não gosto assim ou assado’ ou ‘Quem ele pensa que é?’, nós experimentamos o stress e as nossas reservas de energia são redirecionadas”, explica um artigo no site da HMI. Isso faz com que uma parte de nossas reservas de energia, que de outra forma seriam colocados para trabalhar na manutenção, reparação e regeneração de nossos sistemas biológicos complexos, passem a enfrentar as tensões criadas por estes pensamentos e sentimentos negativos.

“Em contraste,” o artigo continua, “quando ativamos o poder de nossos corações’ comprometidos intencionalmente por sentimentos sinceros, como a apreciação, cuidado e amor, nós permitimos que a energia elétrica de nossos corações trabalhe para nós. Escolher conscientemente um sentimento do núcleo do coração sobre uma emoção negativa significa, em vez da descarga e danos provocados aos sistemas de nossos corpos, somos renovados mental, fisica e emocionalmente. Quanto mais fizermos isso, mais somos capazes de afastar o estresse e o dreno de energia em nosso futuro. Sentimentos positivos sinceros fortalecem nossos sistemas energetico e nutrem o nosso corpo a nível celular. O HeartMath chama essas emoções nutrientes quânticos. “

Em termos simples, a maioria das pessoas pode relacionar, o que isto significa é que, quando estamos tendo um dia ruim, passando por um período difícil, como lidar com a doença de um ente querido ou lidar com problemas financeiros, podemos realmente influenciar nossos corpos – todo o caminho até o nível celular – intencionalmente com pensamentos positivos e foco nas emoções positivas.

Mudando DNA através da intenção

O poder dos pensamentos e emoções intencionais vai além da teoria do Instituto HeartMath. Em um estudo, os investigadores testaram esta ideia e comprovaram a sua veracidade.

Pesquisadores do HeartMath vão longe  para mostrar que aspectos físicos de filamentos de DNA podem ser influenciado pela intenção humana. O artigo, Modulação de DNA conformação pela intenção focada no coração – McCraty, Atkinson, Tomasino, 2003 – descreve experiências que obtiveram tais resultados.

Por exemplo, um indivíduo com três amostras de DNA foi dirigido para gerar  coerência cardíaca  – um estado benéfico do equilíbrio mental, emocional e físico e harmonia – com o auxílio de uma técnica que utiliza a respiração cardiaca e emoções positivas intencionais. O indivíduo teve sucesso, conforme indicado, para relaxar intencionalmente e simultaneamente duas das amostras de DNA em diferentes graus e deixar o terceiro inalterada.

“Os resultados fornecem evidência experimental para apoiar a hipótese de que aspectos da molécula de DNA pode ser alterado através intencionalidade”, afirma o artigo. “Os dados indicam que quando os indivíduos estão em com um foco do coração, um estado de amor e de um modo mais coerente de funcionamento fisiológico, eles têm uma maior capacidade de alterar a conformação de DNA.

“Os indivíduos capazes de gerar altos índices de coerência cardíaca foram capazes de alterar a conformação de DNA de acordo com a sua intenção. … Os participantes do grupo de controle que apresentaram baixos índices de coerência cardíaca, não foram capazes de alterar intencionalmente a conformação do DNA”.

A inteligência do coração, o fator unificador

Os influência ou controle individuais podem ter em seu DNA – quem e o que são e se tornarão – é uma teoria do fundador do HeartMath, Doc Childre,  a inteligência do coração. Childre postula que “uma conexão energética ou acoplamento de informação” ocorre entre o DNA nas células e estruturas de dimensões mais elevadas – o Eu superior ou o espírito.

Novos postulados de Childre, “O coração funciona como um ponto de acesso,  através do qual a informação com origem nas estruturas de dimensões superiores é acoplada ao sistema humano físico (incluindo DNA), e que os estados de coerência cardíaca gerados, através experimentam emoções positivas sinceras aumentam esse acoplamento. “

O coração, que gera um campo electromagnético mais forte do que o do cérebro, proporciona o campo energético que une as estruturas de dimensões mais elevadas a muitos sistemas do corpo, inclusivo o DNA.

A teoria da inteligência do coração, de Childre, propõe que “os indivíduos que são capazes de manter os estados de coerência cardíaca aumentam a conexão para as estruturas de dimensões superiores e seriam, portanto, mais capazes de produzir alterações no DNA.”