fbpx
Harvard vai ao Himalaia – Monges com habilidades ‘super-humanas’ mostram aos cientistas o que todos nós podemos fazer
1 de março de 2016
0

É fascinante considerar  como muitos ensinamentos antigos dizem-nos que os seres humanos têm a capacidade de ganhar poderes extraordinários através de várias técnicas. Algumas destas técnicas, conhecidos como  siddhis na tradição yoga (do sânscrito, que significa “perfeição”), incluem meditação, dança estática, percussão, oração, jejum, psicodélicos, e muito mais.

No budismo, por exemplo, a existência de poderes avançados é prontamente reconhecida; na verdade, Buda esperava que seus discípulos fossem capazes de atingir essas habilidades, mas também para não se distrair com eles.

Um professor de Estudos budistas e tibetanos da Universidade de Michigan, Donald Lopez Jr., descreve as muitas habilidades atribuídas a Buda:

Com esta iluminação, ele acreditava possuir todos os tipos de poderes sobrenaturais, incluindo pleno conhecimento de cada uma de suas próprias vidas passadas e as de outros seres, a capacidade de conhecer os pensamentos dos outros, a capacidade de criar duplos de si mesmo, a capacidade de subir para o ar e, simultaneamente, atirar fogo e água de seu corpo. . . . Embora ele passou para o nirvana com a idade de oitenta e um, ele poderia ter vivido “para um aeon ou até o final do aeon” se ele tivesse solicitado a fazê-lo. ( Fonte )

Mais uma vez, existem inúmeras  histórias de pessoas, como o Instituto de Ciências Noetic os chama, “humanos com capacidades  extendidas”. Desde que este artigo é focado em monges budistas, aqui é outro exemplo da sabedoria, como escrito por Swami Rama, em  Vivendo com os Mestres Himalaias:

Eu nunca tinha visto um homem que podia ficar parado sem piscar suas pálpebras por oito a dez horas, mas este adepto era muito incomum. Ele levitou de 60 a 90 cm, durante suas meditações. Medimos este com uma corda, que mais tarde foi medida por uma régua Gostaria de deixar claro, porém, como já lhe disse, que eu não considero levitação ser uma prática espiritual. É uma prática avançada de pranayama com aplicação de bandeaus (bloqueios). Aquele que sabe sobre a relação entre massa e peso entende que é possível levitar, mas só depois de uma longa prática…

Ele (também) tinha o poder de transformar a matéria em diferentes formas, como a mudança de uma rocha em um cubo de açúcar. Um após o outro na manhã seguinte ele fez muitas coisas como essas. Ele me disse para tocar a areia – e os grãos de areia se transformaram em amêndoas e castanha de caju. Eu tinha ouvido falar desta ciência antes e sabia seus princípios básicos, mas eu quase não tinha acreditado tais histórias. Eu não explorei este campo, mas estou totalmente familiarizado com as leis que regem da ciência. ( Fonte )

Muitas dessas histórias existem na literatura e na tradição, mas elas são apenas histórias, até os leitores decidirem se dão qualquer credibilidade. Claro, que um discípulo destes vários antigos ensinamentos estaria mais inclinado a acreditar que estes são mais do que apenas histórias e contos. Com lançar de luz da ciência  sobre as possíveis verdades de misticismo antigo, não é implausível pensar que, ao mesmo tempo, essas habilidades eram de conhecimento mais comuns.

Hoje, tem havido uma série de estudos dentro dos domínios da parapsicologia que produziram resultados estatisticamente significativos, especialmente quando examina-se os resultados que vem da física quântica. É por isso que Max Planck, o físico teórico que originou a teoria quântica, afirmou que “respeitar a consciência como fundamental” e que ele considerava “a matéria como derivado da consciência.” Ele também escreveu que “não podemos deixar a consciência pra trás” e que “tudo que falamos, tudo o que nós consideramos como existencia, a consciência postula”. E o Dalai Lama concorda com este ponto de vista:

Em termos gerais, embora haja algumas diferenças, acho que a filosofia budista e a Mecânica Quântica podem apertar as mãos sobre a sua visão do mundo. Nós podemos ver nestas grandes exemplos dos frutos do pensamento humano. Independentemente da admiração que sentimos por esses grandes pensadores, não devemos perder de vista o fato de que eles eram seres humanos, assim como nós somos. ( Fonte )

RC Henry, Professor de Física de Física e Astronomia da Universidade John Hopkins, explica ainda mais as coisas:

A conclusão fundamental da nova física também reconhece que o observador cria a realidade. Como observadores, estamos pessoalmente envolvidos com a criação de nossa própria realidade. Os físicos estão sendo forçados a admitir que o universo é uma construção “mental”. O físico pioneiro Sir James Jeans escreveu: “O fluxo de conhecimento está indo em direção a uma realidade não-mecânica; o universo começa a se parecer mais com um grande pensamento do que como uma grande máquina. A Mente já não parece ser um intruso acidental no reino da matéria, devemos antes coroa-lo como o criador e governador do reino da matéria. Supere isso, e aceite a conclusão indiscutível. O universo é imaterial-mental e espiritual.  (Fonte)

Para obter uma lista selecionada de artigos de periódicos revisados para download de relatórios de estudos de fenômenos psíquicos, principalmente publicada no século 21, você pode clicar AQUI .

Harvard e os monges do Himalaia

Durante uma visita a mosteiros remotos na década de 1980, o professor de Medicina Herbert Benson da Harvard, e sua equipe de pesquisadores estudaram monges que vivem nas montanhas do Himalaia, que poderia, por g Tum-mo (uma técnica de yoga), elevar as temperaturas dos dedos das mãos e pés por 17 graus. Ainda não se sabe como os monges são capazes de gerar tanto calor. ( Fonte )

E não pára por aí – os pesquisadores também estudaram os meditadores avançados em Sikkim, na Índia, onde eles ficaram surpresos ao descobrir que estes monges poderiam reduzir seu metabolismo em 64 por cento (. Source )

Em 1985, a equipe de investigação de Harvard fez um vídeo de monges secando a frio camisas molhadas com somente o calor do corpo. Monges passando noites de inverno a 15.000 pés de altura no Himalaia também não é incomum.

Estes são feitos verdadeiramente notáveis, é não a primeira vez que a ciência examinou os seres humanos que podem fazer coisas extraordinárias. 

Estudo: fatores associados a consciência pode influenciar nosso Sistema Nervoso Autônomo

Se você está ainda mais interessado neste assunto, eu recomendo a leitura de Supernormal: Ciência, Yoga, e as provas de habilidades psíquicas extraordinárias  por Dr. Dean Radin, cientista-chefe do Instituto de Ciências Noetic .

Outro artigo relacionado que pode ser de interesse: 6 seres humanos com “superpotências” reais, que a ciência não pode explicar